Fale Conosco

8 de julho de 2013

Governo lança prêmios “Mestres da Educação” e “Escola de Valor”



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), lança nesta segunda-feira (8), às 10h, no auditório do Hotel Garden, em Campina Grande, a edição 2013 dos prêmios “Mestres da Educação” e “Escola de Valor”. No evento também vai acontecer a entrega de 800 netbooks aos professores da rede estadual de ensino que concluíram o curso Educador Digital. A edição da sexta-feira (5) do Diário Oficial do Estado (DOE) circulou com os editais dos prêmios cujas inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho.

Lançado em 2011, os prêmios contemplaram, no primeiro ano, 126 professores e 70 escolas da rede estadual de ensino da Paraíba, beneficiando 4.882 servidores. Na versão 2012, foram premiados 1.105 professores e 290 escolas, sendo beneficiados 16.345 servidores. O investimento total com as duas versões do prêmio foi de R$ 20.806.271,81.

Setecentos netbooks foram entregues aos professores da rede estadual de ensino que concluíram o curso de Educador Digital em João Pessoa no último dia 10 de junho. Nesta segunda-feira (8), serão entregues mais 800 equipamentos aos educadores de Campina Grande, totalizando 1.500 computadores, beneficiando os professores que participaram dos cursos do Proinfo Integrado em 2012.

Mestres da EducaçãoAs inscrições para o prêmio devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico http://www.mestresdaeducacao.pb.gov.br/, preenchendo o formulário disponibilizado para este fim. O formulário de inscrição deve ser impresso e enviado, via Correios, junto aos documentos comprobatórios e de autoavaliação para o endereço: Secretaria de Estado da Educação (SEE), Av. João da Mata, s/n, Centro Administrativo Estadual – Bloco 1, Gerência de Recursos Humanos (GRH), 4º andar, João Pessoa – PB, CEP: 58015-020, no período de 14 a 28 de outubro. A homologação da participação dos professores será publicada no dia 5 de novembro no site do Governo da Paraíba.

Os professores que se inscreverem devem apresentar um documento comprobatório e um documento de autoavaliação e justificativa, cuja explicação encontra-se disponível no Edital. Na seleção dos trabalhos enviados pelos professores serão considerados a adequação didática, a clareza nos objetivos de ensino e compreensão dos processos de aprendizagem; a consistência pedagógica e conceitual; o processo de participação e a busca da autonomia; a pertinência dos conteúdos e estratégias com as competências e habilidades que se quer alcançar; a relação das estratégias com o contexto e a permanência e rendimento progressivo dos estudantes.

Os professores selecionados serão premiados com o valor correspondente a uma remuneração mensal, caracterizando o 14º salário. Caso o professor premiado esteja lotado em escola contemplada também com o prêmio “Escola de Valor”, este também vai receber o 15º salário. A premiação vai acontecer em evento organizado pela SEE, em João Pessoa, em local a ser divulgado. Não poderão ser contemplados professores que não estejam em efetivo exercício e lotados em escolas da rede pública estadual de Educação Básica ou profissionais atuando em regime de contrato de emergência.

O objetivo do prêmio Mestres da Educação é valorizar os professores que se destaquem pela competência nas diversas áreas do conhecimento e por iniciativas de experiências inovadoras e bem sucedidas que promovam os estudantes, possibilitando-lhes a permanência e elevação do nível de aprendizagem.

Escola de Valor – As inscrições para o prêmio Escola de Valor acontecem de 8 a 31 de julho exclusivamente por meio de preenchimento de formulário disponibilizado no site http://www.mestresdaeducacao.pb.gov.br/. Todas as escolas da rede pública estadual de educação básica estão aptas a concorrer, desde que preencham o formulário de inscrição e os requisitos presentes no Edital, em especial, no que diz respeito ao envio dos documentos comprobatórios e de autoavaliação.

O formulário de inscrição deverá ser impresso e enviado, via Correios, junto aos documentos comprobatórios e de autoavaliação para o endereço: Secretaria de Estado da Educação (SEE), Av. João da Mata, s/n, Centro Administrativo Estadual – Bloco 1, Gerência de Recursos Humanos (GRH), 4º andar, João Pessoa – PB, CEP: 58015-020, no período de 14 a 28 de outubro de 2013. A homologação da participação das escolas no processo seletivo do prêmio vai acontecer no dia 5 de novembro de 2013, com a publicação no site.

Conforme a Lei 9.879, de 13 de setembro de 2012, o prêmio Escola de Valor vai contemplar todos os profissionais de educação em exercício e lotados nas escolas públicas estaduais de Educação Básica premiadas com o valor correspondente a uma remuneração mensal, caracterizando o 14º salário. A premiação vai acontecer em evento organizado pela SEE, em João Pessoa. Não poderão ser contemplados com o prêmio profissionais da educação que não estejam em efetivo exercício e lotados na escola premiada ou profissionais atuando em regime de contrato de emergência.

A Comissão Estadual de Avaliação do prêmio Escola de Valor, bem como sua presidência, será constituída mediante Ato da SEE e será composta por profissionais da educação e/ou personalidades públicas reconhecidas por sua atuação e relevante contribuição no campo da Educação Básica.

O objetivo do prêmio Escola de Valor é avaliar as escolas públicas estaduais de educação básica nas diversas dimensões da gestão escolar e de infraestrutura.