João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança Portal do Sine-PB e facilita acesso para quem busca oportunidades de emprego

sexta-feira, 25 de agosto de 2017 - 18:31 - Fotos:  Luciana Bessa/Secom Pb

Em evento realizado nesta sexta-feira (25), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano(Sedh), lançou o site oficial do Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB). A nova ferramenta facilitará o acesso das pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho, disponibilizando informações de vagas de emprego existentes no Estado, realizando cadastro dos candidatos, intermediação de mão de obra, além de seguro desemprego.

O gerente executivo de Trabalho, Emprego e Renda do Sine-PB, Damísio Mangueira da Silva, observou que agora as pessoas podem, por meio do endereço eletrônico: www.sine.pb.gov.br, realizar cadastramento, obter informações das oportunidades de trabalho sem a necessidade de deslocamento até uma das sedes do Sine-PB existentes na Paraíba.

E adiantou: “A ferramenta tem por objetivo fortalecer as ações do Sine-PB, aproveitando da expansão do alcance da internet em todas as classes e regiões, oferecer – principalmente aos jovens – uma ferramenta a mais para ter acesso ao emprego, o que representa disponibilidade de informações. Nela o Sine-PB disponibilizará informações de Organizações Não-governamentais parceiras: oportunidade de cursos de capacitação, como elaborar um currículo, como se vestir e se portar numa entrevista de emprego”.

Segundo Damísio Mangueira, foram conseguidos cerca de R$ 1,5 milhão, por meio de parceria com o Governo Federal, com contrapartida da Sedh, possibilitando a melhoria das instalações e, consequentemente, o atendimento. “A Paraíba apresentou a menor taxa de desemprego no país este mês. No primeiro semestre cerca de 1.200 pessoas foram efetivadas no mercado de trabalho através de encaminhamentos do órgão”, ressaltou.

Para o gestor administrativo do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Robson Santos Ascensão, “o site trará mais dinamismo, aumentando a divulgação, e fazendo link com o aplicativo Sine Fácil, evitará o deslocamento do candidato até o Sine. Para o Cebrac, que mantém parceria com o Sine, oferecendo qualificação gratuita, gerará mais aproximação, buscando candidatos que necessitam de qualificação e com o mercado de trabalho”.

Já a articuladora empresarial do Sine-PB, Rita Rocha, afirma que o portal possibilitará o acesso imediato do candidato ao Sine. “O portal vem facilitar para que trabalhador e empregador tomem conhecimento das vagas disponíveis, que são rotativas. Servirá também para divulgação de cursos, eventos. O site será um tudo para o trabalhador e para o empregador”, enfatizou.

Atualmente o Governo do Estado disponibiliza postos de atendimento do Sine-PB em 12 municípios: João Pessoa, que conta com um posto na Avenida Duque de Caxias – Centro e nas Casas da Cidadania; além das cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Guarabira, Sapé, Mamanguape, Monteiro, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Catolé do Rocha. Existem postos de atendimentos nas Casas da Cidadania da capital e em algumas cidades estão em processo de instalação ou reinstalação.