Fale Conosco

13 de agosto de 2013

Governo lança Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado



O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (13), o “Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Estado da Paraíba”, no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep). A apresentação foi realizada pelo secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, que coordena o projeto.

Segundo o secretário, o “Plano Estratégico de Consolidação dos Eixos Integrados de Desenvolvimento do Estado da Paraíba” foi estruturado em cinco módulos: Micrologística e Transporte de Carga; Desenvolvimento Industrial; Matriz Energética; Telecomunicações e Tecnologia da Informação e Desenvolvimento e Fortalecimento do Capital Humano do Estado.

O secretário informou que, a partir do lançamento do projeto, será feito um levantamento em toda a Paraíba, por uma equipe especializada, em um período de seis meses. Durante a reunião técnica, foram apresentas a metodologia adotada para a estruturação do Plano Estratégico e as atividades que serão desenvolvidas com base em um cronograma definido pela equipe técnica responsável pelo projeto.

“A ideia é observar e planejar a Paraíba de forma integrada, para os próximos 10 ou 20 anos. Esse trabalho será feito através dos eixos predefinidos, de tal sorte que possamos identificar como essas áreas dialogam, quais são as virtudes e fragilidades, buscando inserir o nosso Estado no cenário econômico regional, nacional e internacional”, declarou Gustavo Nogueira.

Ele destacou ainda que a estruturação do Plano contará com a participação das secretarias e órgãos da administração estadual direta e indireta, seguindo orientação do governador Ricardo Coutinho. O programa tem o apoio do Governo Federal, por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). “Apresentamos esse projeto à Sudene há um ano e obtivemos total aprovação e apoio”, informou o secretário.

Participaram da apresentação do projeto representantes de secretarias e órgãos da administração estadual direta e indireta, além de instituições e entidades como: Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP); Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB); Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindálcool-PB); SEBRAE-PB; SENAI; Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).