João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança o Roteiro Paraíba Rural em São Paulo, nesta sexta

quinta-feira, 27 de maio de 2010 - 17:25 - Fotos: 
O roteiro Paraíba Rural será lançado nesta sexta-feira (28), em São Paulo, no estande da Gestão Descentralizada do Turismo, durante o Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. No roteiro, segundo os organizadores, “é possível descobrir um universo único e surpreendente. Deixe-se conquistar pelas maravilhas da Paraíba através da Brasil Rural”. O passeio inclui cidades do Brejo, Cariri e Agreste paraibanos, explorando as terras do Sertão a cavalo, bicicleta e caminhando, além de permitir a observação de aves e degustar comidas típicas.

No Salão do Turismo, o estande da Paraíba está instalado na área reservada ao Nordeste e tem como tema as festas juninas. No estande estão sendo distribuídas cerca de três mil tapiocas, flores ornamentais e o sorvete de rapadura, considerado uma das sensações do evento. Há ainda três mil litros de cachaça que – a exemplo do sorvete – também foram doados por empresários da região do Brejo. “Estamos tentando valorizar o regionalismo das festas juninas, oferecendo um pouquinho da nossa gastronomia”, disse Rodrigo Freire, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

Estratégia – O secretário de Turismo do Conde, Saulo Barreto, disse que o Salão do Turismo é um evento estratégico para a divulgação da Paraíba no principal mercado emissor de turistas para o Nordeste. Vários empresários daquele município estão participando do evento, procurando divulgar roteiros pelo litoral sul paraibano e agregar equipamentos hoteleiros como opções para atender a demanda de turistas que irão para curtir os festejos juninos, em especial, em Campina Grande.

Também estão participando do estande da Paraíba prefeitos das cidades de Bananeiras, Mataraca, Conde, Rio Tinto entre outros, além de hoteleiros e representantes de conventions de João Pessoa e Campina Grande.

Mercado de trabalho – O Ministério do Turismo anunciou nesta quinta-feira (27) em São Paulo, que 80% de um total de 142 jovens da região metropolitana de João Pessoa foram colocados no mercado de trabalho através do projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional do MTur.
O projeto foi implementado na Paraíba pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e capacita jovens nas áreas de garçom, garçonete, camareira, auxiliar de cozinha e mensageiro.

Os resultados do projeto na Paraíba foram divulgados durante a palestra ‘A inclusão social de jovens no turismo brasileiro’, ocorrida no Núcleo de Conhecimento do V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que foi aberto na quarta-feira (26) e termina no domingo (30) no Parque do Anhembi, em São Paulo. O projeto, uma ação do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), contemplou as cidades paraibanas de Cabedelo, Bayeux, Conde, Santa Rita e João Pessoa.

Fábio Cardoso, da Assessoria de Imprensa da PBTUR