Fale Conosco

3 de agosto de 2016

Governo lança ‘Momento Agevisa’ enfocando o Dia Nacional da Vigilância Sanitária



A partir desta quinta-feira (4), o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), disponibilizará à sociedade paraibana mais um canal de comunicação: o “Momento Agevisa”, informativo de aproximadamente três minutos (inserido no programa Jornal Estadual, da Rádio Tabajara – AM 1.110 e FM 105.5), que irá ao ar todas as quintas-feiras, entre as 6h e 7h.

A finalidade do informativo radiofônico é aproximar ainda mais o Governo da população na área da Vigilância Sanitária. “A iniciativa possibilitará aos ouvintes da Rádio Tabajara da Paraíba o acesso a informações importantes para a promoção, preservação e defesa da sua saúde, sempre numa linguagem simples e de fácil compreensão”, observa a diretora-geral da Agevisa/PB, Glaciane Mendes.

Segundo ela, o lançamento do “Momento Agevisa”, que integra o Programa de Qualificação Permanente denominado “Agevisa Capacita”, faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto em todo o território nacional. “A data foi definida por força da Lei nº 13.098, de 27 de janeiro de 2015, e se constitui em mais um momento de massificação de ações e ensinamentos voltados para as boas práticas de saúde dentro das áreas de atuação da Vigilância Sanitária”, informa a diretora.

Responsável pela gestão da primeira Agência Estadual de Vigilância Sanitária criada no País, que hoje se constitui numa referência pelas suas ações dentro do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Glaciane Mendes garante que a Agevisa/PB tem o compromisso de fazer com que o Dia Nacional de Vigilância Sanitária seja mais um marco importante de ações voltadas para o fortalecimento da estrutura do SNVS na Paraíba.

Massificação de informações – Nos termos da Lei nº 13.098/2015, no Dia Nacional da Vigilância Sanitária deve-se realizar atividades comemorativas envolvendo o Sistema Único de Saúde e o Sistema de Vigilância Sanitária (em todas as esferas de governo), bem como os estabelecimentos oficiais de ensino, e até mesmo em cooperação com outras instituições públicas ou privadas, incluindo entidades civis.

O objetivo central dessas ações, segundo Glaciane Mendes, é promover a conscientização da população, proporcionando adequados esclarecimentos e divulgação aos estudantes, aos profissionais de saúde e às pessoas em geral quanto aos temas relacionados com a Vigilância Sanitária. “É nesse sentido que o Governo da Paraíba lança o informativo ‘Momento Agevisa’, canal de comunicação por meio do qual disponibilizaremos semanalmente informações importantes sobre as ações da Vigilância Sanitária e sobre os vários procedimentos que devem ser adotados com vistas ao fortalecimento da promoção e proteção da saúde dos paraibanos”, enfatiza a diretora da Agevisa/PB.