João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança livro ‘Comer Bem’ com receitas de merendas das creches

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013 - 11:29 - Fotos: 

Cozinheiras, merendeiras e diretoras das creches da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), juntamente com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, lançaram no final da tarde dessa sexta-feira (29) o livro de receitas “Comer Bem”, resultado do projeto com o mesmo nome que selecionou as 28 melhores receitas das cozinheiras das 36 creches que compõem a 1ª GRE. O lançamento aconteceu no jardim do Centro Estadual de Arte (Cearte) e contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Creches, Paula Lira de Sousa, e da gerente da 1ª GRE, Wleika Quirino.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, destacou a importância do projeto. “Este livro mostra o empenho e a dedicação de todos vocês dentro das creches, cuidando das nossas crianças, e é o resultado de um trabalho de sensibilidade, de perceber o carinho e o cuidado com a alimentação do dia a dia, utilizando alimentos saudáveis”, disse.

“Nossa ideia inicial era envolver as profissionais da gastronomia das creches, ou seja, as cozinheiras, nutricionistas e auxiliares de cozinha, numa atividade de intercâmbio culinário para assim valorizar e estimular esse universo por entender que a alimentação e o hábito alimentar são formas de educação”, enfatizou a coordenadora do Núcleo de Creches da 1ª GRE, Paula Lira de Sousa.

Severina Ramos de Lima, cozinheira da creche Marieta Fernandes, da cidade de Mamanguape, teve sua receita publicada no livro e falou sobre a alegria em ver seu trabalho reconhecido. “Criei o bife de soja, que utiliza esse ingrediente saudável que algumas pessoas não gostam muito, mas o meu bife, quando eles provam, acham que é algum tipo de carne e não acreditam ser soja. Sempre é um sucesso, inclusive com as crianças”, disse a cozinheira.

O projeto Comer Bem foi realizado em três fases: criação das receitas, intercâmbio de receitas e concurso para eleger as três melhores e o lançamento do livro. As receitas foram desenvolvidas pelas cozinheiras utilizando os alimentos destinados à merenda escolar sob a orientação das nutricionistas Marise Rodrigues, Maria do Socorro Oliveira e Girlene Oliveira.