João Pessoa
Feed de Notícias

Lançado edital para melhoramento genético da caprinovinocultura da PB

quinta-feira, 1 de agosto de 2013 - 10:24 - Fotos:  Secom/PB

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) está com edital aberto para selecionar associações de criadores e produtores de caprinos e ovinos ligados à agricultura familiar. As entidades selecionadas terão a parceria da instituição para melhoria genética dos rebanhos a partir da formação de núcleos de produção com animais melhorados.

O processo seletivo faz parte do Programa de Fortalecimento da Caprinovinocultura de produtores da base familiar do Estado e terá duração de 40 meses. Em sua execução no exercício de 2013, o programa disponibilizará, em regime de concessão, 93 reprodutores com genética melhorada para as associações e produtores selecionados. Já para o exercício de 2014, serão 65 reprodutores.

Essa ação corrobora um dos objetivos da Emepa, que é a transferência de conhecimento para melhoria da produção do agricultor. As ações de transferência de embriões e de melhoria genética são fundamentais para o fortalecimento do rebanho e de toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura”, comenta o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de setembro, nos escritórios regionais e municipais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A cópia do edital poderá ser obtida nas estações experimentais da Emepa, ou ainda através do site www.emepa.org.br/editais. Podem participar da seleção apenas associações de criadores e produtores dos territórios do Seridó, Vale do Piancó, Curimataú, Cariri Ocidental, Cariri Oriental e Borborema.