João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança Diretrizes Operacionais para funcionamento das Escolas da Rede Estadual em 2018

terça-feira, 17 de outubro de 2017 - 16:09 - Fotos:  Delmer Rodrigues/Secom PB

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) lançou, na manhã desta terça-feira (17), as Diretrizes Operacionais para o funcionamento das Escolas da Rede Estadual 2018. O evento ocorreu na Escola Técnica Estadual de João Pessoa, em Mangabeira, e reuniu os gerentes executivos do órgão, os gerentes das 14 Regionais de Educação, contando também com a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, e da secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE, Roziane Marinho. Na abertura, houve a apresentação do Quinteto de Música da Gerência de Bandas Marciais/SEE.

As Diretrizes Operacionais são elaboradas anualmente e têm como objetivo nortear o funcionamento das escolas da Rede Estadual, desde o período de matrículas, planejamento de aulas pelos professores, início do ano letivo, acolhida à comunidade escolar, encontros pedagógicos, eventos, avaliações anuais, além de determinar o calendário letivo.

see governo lanca diretrizes operacionais para funcionamento das escolas da rede estadual foto Delmer Rodrigues (1)O secretário Aléssio Trindade destacou o lançamento como um momento importante para a Rede Estadual, “pois a partir do lançamento oficial das Diretrizes Operacionais inicia o processo de chamamento para o ano letivo, que culmina com o início das aulas em fevereiro de 2018”. O secretário pediu aos gerentes, que serão multiplicadores das informações junto aos diretores das escolas, foco na meta principal da gestão, que é o aprendizado do aluno.

 secretária executiva Roziane Marinho fez a apresentação do documento e falou da importância de que toda a rede tome conhecimento das Diretrizes, visto que é por meio dela que haverá o alinhamento das ações e haja participação efetiva no processo. “O documento norteará o funcionamento das escolas, suas ações e programas, procurando trabalhar o ensino com um formato atualizado para que fique mais atrativo. Esse instrumento vai direcionar e estruturar as ações dando uma unidade na execução e incorporando o projeto da Secretaria da Educação e a política educacional praticada no Estado”, salientou a secretária.

Roziane agradeceu o empenho da equipe que contribuiu para elaboração do documento. Em seguida, os gerentes apresentaram projetos e programas desenvolvidos e as demandas de cada GRE e tiraram dúvidas junto às gerências executivas da SEE. As Diretrizes Operacionais serão disponibilizadas em breve no site da SEE, www.paraiba.pb.gov.br/educacao, após sua publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

see governo lanca diretrizes operacionais para funcionamento das escolas da rede estadual foto Delmer Rodrigues (3) see governo lanca diretrizes operacionais para funcionamento das escolas da rede estadual foto Delmer Rodrigues (2) see governo lanca diretrizes operacionais para funcionamento das escolas da rede estadual foto Delmer Rodrigues (6)