Fale Conosco

11 de dezembro de 2014

Governo lança Diretrizes Operacionais para Funcionamento das Escolas da Rede Estadual 2015



As unidades de ensino da rede estadual já dispõem das Diretrizes Operacionais para Funcionamento das Escolas da Rede Estadual 2015. O documento foi lançado nesta semana em João Pessoa, com a presença dos gerentes das 14 gerências de Educação (GRE). As diretrizes garantem o aprimoramento da gestão administrativo-pedagógica, com orientações para o trabalho cotidiano das escolas, oferecendo a visualização da estrutura funcional da rede e o detalhamento de cada setor.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, essa versão das diretrizes inova com a ampliação dos dias destinados ao planejamento do ano letivo pelas escolas, com o objetivo de assegurar aos profissionais das unidades de ensino um espaço de reflexão coletiva sobre os indicadores educacionais, tais como o IDEB 2013 e o IDEPB 2014, já na primeira semana do ano letivo, de modo que o projeto político-pedagógico e a prática docente sejam realinhados às novas demandas.

“A ampliação do tempo de planejamento e o aumento no número de alunos por turma de 35 para 50, respeitando o espaço de 1.20m2 por aluno, são as novidades das diretrizes para o próximo ano”, revelou a gerente executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar, Aline Montenegro. Ela convidou os gestores de cada regional para conhecer bem o documento que será distribuído para as escolas da rede neste mês de dezembro.

Dentre os itens do documento estão: período de matrículas, organização das turmas, calendário escolar, dia da acolhida, conselho escolar, frequência, organização da educação básica/integral, relação escola comunidade, educação no campo, educação indígena, educação prisional, educação quilombola e educação especial, além dos programas do livro didático, transporte escolar, alimentação escolar, de formação e dos demais que fazem parte do plano de gestão Paraíba faz Educação.

Além de Aline Montenegro, fizeram parte da mesa, a gerente executiva do Ensino Médio e Educação Profissional, Ana Célia Lisboa, a gerente executiva do Ensino Fundamental, Aparecida Uchôa, a gerente operacional da Educação de Jovens e Adultos, Socorro Diniz, e o representante do Núcleo de Movimentação de Pessoal (Numop/SEE), Germano Paiva.