João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança diretrizes operacionais de 2014 para escolas estaduais

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 17:24 - Fotos:  Diego Nóbrega

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realiza, nesta quarta-feira (18), o lançamento das Diretrizes Operacionais para o funcionamento das escolas da rede estadual em 2014. O evento está ocorrendo durante todo o dia, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e conta com a presença dos gerentes executivos da SEE e gerentes e técnicos das Regionais de Educação (GREs). O documento trata da organização das escolas na parte administrativa, curricular, do calendário letivo e dos programas e projetos de fortalecimento da educação básica, em funcionamento na rede estadual.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, ressaltou que as diretrizes devem ser lidas, compreendidas e postas em prática pelos gestores escolares durante o ano letivo de 2014. “Este documento é um instrumento vivo onde estão todas as informações que a escola precisa para funcionar de forma adequada, com orientações sobre carga horária de professores e técnicos, grade curricular, informações sobre encaminhamentos administrativos, calendário letivo, entre outras orientações inerentes ao funcionamento da unidade de ensino”, afirmou.

De acordo com a gerente executiva de Acompanhamento a Gestão Escolar, Aline Montenegro, o objetivo da reunião é disseminar as orientações, com os gerentes regionais que vão distribuir com os diretores, para acompanhar as normas do funcionamento das escolas durante o ano letivo de 2014. “Os gerentes das 14 Regionais de Educação vão reunir em cada sede os gestores escolares, para repassar as informações e entregar o documento que vai nortear o funcionamento dos estabelecimentos de ensino em 2014, no que se refere a parte administrativa, pedagógica e técnica, que leva ao gestor a condição de trabalhar um ensino de qualidade”.

Durante o encontro os gerentes puderam retirar dúvidas com representantes do Núcleo de Movimentação de Pessoal (Numop), Subgerência de Controle de Pessoal e Sistema de Acompanhamento de Pessoal (SAP). A versão online das Diretrizes Operacionais para o funcionamento das escolas da rede estadual em 2014 será postada como link na página da Secretaria da Educação, que pode ser acessada pelo: www.paraiba.pb.gov.br/educacao.