Fale Conosco

21 de setembro de 2012

Governo do Estado lança campanha pelo cumprimento da “lei seca”



detran campanha paz no transito cg foto claudio goes 1O Governo do Estado lança, nesta sexta-feira (21), uma campanha pelo cumprimento da “lei seca”. A intenção é aproveitar a Semana Nacional de Trânsito 2012 para alertar a população paraibana dos riscos da mistura álcool e direção. A solenidade acontece às 18h, em frente ao Centro Turístico de Tambaú, com apresentação do filme da campanha e o início da distribuição do material educativo e da intensificação das ações de fiscalização em todo Estado.

Durante a solenidade, haverá apresentação da Orquestra Sanfônica da Paraíba e de um policial da Companhia de Policiamento de Trânsito de Campina Grande. Eduardo Vasconcelos vai cantar uma música de sua autoria que concorre ao Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito 2012.

Ao lançar a campanha, o Governo do Estado vai determinar um maior envolvimento da Polícia Militar, por meio dos batalhões localizados no interior do estado e tentar fazer com que os órgãos de trânsito municipais também abracem a campanha. A campanha, que será lançada nesta sexta-feira, já conta com o apoio do Sindicato dos Taxistas que estará utilizando nos veículos adesivos com frases da Operação Lei Seca, lançada pelo Governo do Estado.

Após o lançamento oficial da campanha, haverá uma ação educativa nos bares e restaurantes da orla da capital.

Números - De janeiro a setembro deste ano, 922 motoristas paraibanos foram flagrados dirigindo embriagados, durante a aplicação de 3.806 testes de bafômetro. Os números somam resultados de fiscalizações realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e não consideram os flagrantes efetuados pela Polícia Rodoviária Federal, no mesmo período. Em 2011, o Detran e o BPTran flagraram 662 motoristas paraibanos dirigindo embriagados.

 

Lei seca – Em vigor , desde 19 de junho de 2008, a chamada “lei seca” modificou o Código de Trânsito Brasileiro proibindo o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito à pena de multa, suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e até à pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.

Apesar de não ser permitida nenhuma concentração de álcool, existem valores fixos, prevendo casos excepcionais, tais como medicamentos à base de álcool e erro do aparelho que faz o teste.

A multa aplicada é de quase mil reais (R$957,70) e as medidas administrativas são de  retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação.

Investimentos – Desde o início do atual Governo, o Detran e o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) têm se esforçado para cumprir a lei. O Departamento Estadual de Trânsito tem realizado campanhas educativas e intensificado as ações de policiamento, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito.

Foram feitos investimentos para implantação da vistoria eletrônica em João Pessoa, Campina Grande e Patos e adquiridas motocicletas para a divisão de policiamento de trânsito. O Departamento Estadual de Trânsito também investiu R$1.026.780,00 na aquisição de  reboques e  minirreboques para o transporte de motocicletas apreendidas.

Dos reboques adquiridos, cinco foram doados ao BPTran permitindo o fim da cobrança da taxa de reboque para proprietários veículos apreendidos durante as fiscalizações. Até então, o serviço era terceirizado, durante as ações do BPTran, apenas o Detran contava com reboque e dispensava a cobrança da taxa.

Semana – A Semana Nacional de Trânsito 2012 está incluída na Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020 e tem como tema “Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.

A ação que pretende reduzir em 50% o número de acidentes de trânsito em todo o mundo, de 2011 a 2020, foi proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010 e Conselho Nacional de Trânsito definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012.

Na Paraíba, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2012 aconteceu na terça-feira (18), no estacionamento do Detran, no bairro de Mangabeira. Nos dias 19 e 20, a equipe da campanha deu continuidade ao atendimento das escolas agendadas e ao público que visitou os stands instalados no estacionamento do Detran. Também aconteceu um treinamento de educadores numa parceria com a Fundação MAPFRE (Programa Pista Certa), em João Pessoa e Guarabira.

No sábado (22), das 8h às 11h, haverá um comando educativo, na Avenida Hilton Souto Maior (estrada da Penha).

Na segunda-feira (24), haverá atividades na Escola estadual Úrsula Lianza. Recentemente, os alunos desta escola participaram de um treinamento sobre Educação para o Trânsito ministrado pelo Detran com a ajuda de bombeiros lotados no Batalhão de Guarabira que foram transformados em multiplicadores de mensagens educativas de trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito será encerrada na terça-feira (25), às 17h, com uma missa pelas vítimas do trânsito que será celebrada na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado, em João Pessoa.