João Pessoa
Feed de Notícias

Governo lança campanha de vacinação contra febre aftosa neste sábado

quinta-feira, 7 de novembro de 2013 - 16:33 - Fotos: 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca lançará neste sábado (9), às 8h, no Sítio Rancho dos Homens, a campanha de vacinação contra a febre aftosa na região de Princesa Isabel. O Governo do Estado iniciou oficialmente a campanha no dia 1º deste mês, devendo estendê-la até o dia 30. A previsão da Sedap é vacinar todo o rebanho que é de 1.250.100 entre bovinos e bubalinos.

Os criadores estão sendo chamados para vacinarem seus rebanhos, já que no mês de fevereiro de 2014 a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) fará uma inspeção para constatar se o Estado pode obter o registro internacional de zona livre da aftosa.

O secretário executivo da Sedap, Rômulo Montenegro, avalia que a Paraíba tem condições de atingir os 100% de cobertura vacinal, mas ressalta a importância do interesse e diligência dos criadores. “Basta que pecuaristas se conscientizem e vacinem seus animais, declarando que vacinou junto à Defesa Agropecuária, que está funcionando nesta segunda etapa, inclusive nos finais de semana”, assegurou.

O secretário destaca que a campanha regionalizada possibilita ao criador mais opções para vacinar o rebanho. “É importante o produtor ter conhecimento de que é obrigatório que ele declare esses animais junto à Defesa Agropecuária Estadual porque, caso não o faça, sua propriedade será considerada inadimplente, e pode sofrer sansões devido a presença animais não vacinados. Por isso estamos empenhados para que nenhuma região do Estado fique sem vacinar seus animais”, enfatiza o secretário.