Fale Conosco

17 de dezembro de 2013

Governo lança campanha contra desperdício d’água e descarta racionamento em Campina Grande



Mesmo que não caia uma única gota de água no açude de Boqueirão durante o inverno, a adoção de um racionamento no abastecimento de Campina Grande e região está descartado, pelo menos por enquanto”. Foi o que garantiu, nesta terça-feira (17), o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Deusdete Queiroga, ao lançar a campanha ‘Água não se joga fora’, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Cagepa.

Deusdete explicou que atualmente o açude de Boqueirão está com 157 milhões de metros cúbicos de água armazenada, o que compreende quase 38% de sua capacidade máxima. “Pelas projeções feitas pela Gerência de Controle Operacional da Cagepa, a água disponível hoje é suficiente para garantir o abastecimento de Campina e região até o mês de julho de 2014, o que nos faz descartar, neste momento, o sistema de racionamento”, disse.

O presidente destacou ainda que, caso o açude de Boqueirão não armazene água nos próximos sete meses, uma das alternativas da Cagepa será adotar um sistema de racionamento, intercalando a distribuição de água a cada 24 horas. “Só partiríamos para isso em caso de não chover no inverno, o que é pouco provável. Porém, mesmo que não chova, teremos como garantir o abastecimento intercalado de Campina e região até outubro de 2015”, explicou Deusdete Queiroga, acrescentando que a capacidade hídrica do açude de Boqueirão é uma das melhores do Nordeste, segundo a Agência Nacional das Águas (ANA).

Com relação à campanha que foi lançada nesta terça-feira, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, Deusdete explicou que o objetivo da Cagepa é alertar a população sobre a importância de se utilizar a água de forma racional. “Queremos conscientizar as pessoas que, mesmo involuntariamente, elas acabam sendo as principais responsáveis pelo desperdício da água que é produzida pela Cagepa”, observou.

A campanha ‘Água não se joga fora’ terá prosseguimento nesta quarta-feira (18) em Campina Grande, com a realização de panfletagens no início da manhã e no final da tarde no Parque da Criança. De acordo com a subgerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária da Cagepa, Joana Darc, a primeira etapa da campanha para combater o desperdício na Paraíba foi iniciada no final de outubro deste ano, com a veiculação de peças publicitárias nos principais veículos de comunicação do Estado.

O que estamos lançando aqui em Campina Grande é a etapa de rua. A ideia é promover atividades educativas em locais públicos para mostrar às pessoas que elas podem contribuir de forma decisiva no combate ao desperdício. Levaremos também a campanha às escolas de Campina Grande e a outras regiões do nosso Estado”, declarou Joana Darc.