João Pessoa
Feed de Notícias

Governo investe R$ 300 mil em obras de revitalização do Canal da Lagoa do Arroz

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014 - 19:15 - Fotos:  Secom-PB

O Secretario de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca do Estado, Marenilson Batista, visitou nesta semana as obras de recuperação, revitalização e implantação de gestão do Canal Adutor do Projeto de Irrigação Lagoa do Arroz, no município de Cajazeiras. Com orçamento superior a R$ 300 mil, a obra é realizada em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Serhmact) e vai permitir o abastecimento das famílias da região e a irrigação das terras cultivadas.

Com uma vazão de 2,63 metros cúbicos por segundo, o canal possibilita uma área irrigável de 980 hectares. Hoje, 230 hectares já estão cultivados por agricultores familiares. “Pelas caracterizas climáticas, e pelo tipo de irrigação disponível, a fruticultura já é predominante nas áreas cultivadas, e ganhará ainda mais força com a revitalização total do canal, aumentando o emprego e renda na região”, acrescentou Marenilson Batista.

Tendo como fonte hídrica o açude Lagoa do Arroz, o canal viabilizará a irrigação por superfície e aspersão nos seus 22 km de extensão. Serão cerca de 110 famílias beneficiadas dos municípios de Cajazeiras, Santa Helena e São João do Rio do Peixe. “O governo do estado assumiu a recuperação e revitalização do canal para que os agricultores familiares da região pudessem produzir mais e melhor suas frutas e verduras. Dessa forma, promovemos o desenvolvimento econômico e a inclusão produtiva”, ressaltou o secretário.

Acompanharam também a visita os conselheiros do Orçamento Democrático das cidades de Sousa, São João do Rio do Peixe, Bom Jesus, Santa Helena e de Cajazeiras.