João Pessoa
Feed de Notícias

Governo investe em parcerias e interiorização para qualificar servidores do Estado

quinta-feira, 9 de abril de 2015 - 11:08 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio da Escola do Serviço Público da Paraíba (Espep), investe no processo de interiorização dos cursos oferecidos pela instituição. O objetivo, de acordo com o superintendente da escola, Flávio Romero, é alcançar, por meio de processos de qualificação, servidores públicos de cidades como Campina Grande, Sousa e Alagoa Grande. Para 2015, a Espep prevê disponibilizar 81 cursos, como Informática Básica, Qualidade de Atendimento ao Público e Português.

Outra novidade é a parceria da Espep com outras secretarias para ministrar a formação dos servidores de forma exclusiva. Uma das parcerias já firmadas foi com a Secretaria de Estado da Educação. “A formação continuada de professores, por exemplo, que atuam como alfabetizadores, com recursos do Governo Federal, ocorria muitas vezes por outras vias. Agora, se concentra na Espep, uma demonstração inequívoca da importância que a Espep vem adquirindo no processo de qualificação dos servidores”, afirmou Flávio Romero.

Parcerias com outras secretarias e órgãos, a exemplo da Secretaria da Saúde e Corpo de Bombeiros, já estão em andamento.

Interiorização – Para o superintendente da Espep, Flávio Romero, o processo de interiorização da instituição proporcionará mais qualidade aos serviços públicos. “Com esse processo, todo servidor do Estado terá a oportunidade de se qualificar. Isso, em contrapartida, dará mais qualidade aos serviços públicos prestados à sociedade paraibana”, avaliou. “Antes, precisávamos firmar parceria com outros municípios. Agora, vamos desenvolver a possibilidade de atender aos nossos servidores, cumprir ainda mais a missão da Espep”, completou.

Os recursos para levar a qualificação até o interior do Estado serão oriundos do Fundo de Desenvolvimento de Recursos Humanos. “Antes, tínhamos uma ação centrada apenas no Litoral por questões de logística. A partir deste ano, incrementaremos ainda mais a qualificação inclusiva, de forma a atender todos os recantos da Paraíba”, destacou.

As aulas dos cursos oferecidos no interior acontecem durante dois sábados por mês, totalizando 20 horas.

Cursos – A programação dos cursos para o mês de abril da Espep já está disponível no site da instituição. Os servidores de João Pessoa terão a oportunidade de fazer cursos de Redação Oficial; Contratos e Convênios na Administração Pública; Informática Básica e Ética e Motivação no Serviço Público, entre outros.

Já os servidores de Campina Grande, terão a oportunidade de fazer os seguintes cursos: Formação de Líderes com Equipes Eficazes; Redação Oficial e Ética e Motivação no Serviço Público, assim como os servidores de Sousa e Alagoa Grande. “A meta da Espep é qualificar o servidor para que ele exerça, cada vez mais, o seu trabalho de maneira eficaz sem, contudo, tirar o foco da humanização”, pontuou Flávio Romero.