Fale Conosco

10 de março de 2013

Governo investe 3,2 milhões para saneamento em São José dos Cordeiros



O governador Ricardo Coutinho assinou na tarde desse sábado (9) a ordem de serviço para instalação de um sistema de saneamento do município de São José dos Cordeiros, no Cariri paraibano. A autorização para o início da obra foi dada no Clube Asa Branca, no Centro, ao lado do prefeito Fernando Queiroz e do secretário de Estado de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

Ricardo Coutinho foi recebido com festa pela população e pelos alunos da escola estadual com apresentação de grupos folclóricos. Os prefeitos Ronaldo Queiroz (Gurjão), Givaldo Limeira (Coxixola), Carmelina Ventura (Livramento), Zé Arnaldo (Amparo), Léo Terno (Cacimbas) e os deputados Assis Quintans, Adriano Galdino, João Henrique e João Gonçalves participaram da solenidade. Essa foi a 1ª visita de Ricardo Coutinho ao município.

Em São José dos Cordeiros estão sendo investidos R$ 3,2 milhões, que vão beneficiar uma população de 5.130 pessoas. A rede coletora terá 7.778 metros, com 689 ligações domiciliares, estação elevatória e de tratamento do esgoto.

Ricardo Coutinho explicou que o sistema está sendo realizado pensando 10 anos à frente, levando em consideração o crescimento populacional gerado com os acessos asfálticos a estes municípios. Ricardo afirmou que a 3ª etapa da adutora do Congo, que será iniciada este ano, vai garantir acesso a água tratada para São José dos Cordeiros e municípios circunvizinhos.

As obras de saneamento representam um investimento de R$ 38 milhões dentro do PAC Funasa e irá beneficiar aproximadamente 62 mil habitantes nos sete municípios beneficiados. O secretário João Azevedo explicou que somente dentro do PAC Funasa 11 municípios que compõem a bacia estendida do Rio do São Francisco estarão realizando o tratamento adequado do esgoto, que também será tratado e reutilizado para irrigação. “Estamos preparando o Estado para receber as águas do São Francisco”, disse João Azevedo. Os sete sistemas no Cariri compreendem 94.548 metros de redes coletoras; 6.882 ligações domiciliares; construção de oito estações elevatórias e sete estações de tratamento. As obras começam este mês e a previsão é que sejam concluídas em abril de 2014.

O prefeito de São José dos Cordeiros, Fernando Queiroz, afirmou que o saneamento trará mais qualidade de vida para os mais de quatro mil moradores do município. Ele explicou que isso vai refletir na saúde e na melhoria dos indicadores de saúde.  “Temos que agradecer ao governador Ricardo que não prometeu, mas está trazendo o esgotamento e a estrada ligando o município a Serra Branca, que é a maior reivindicação da população nos últimos 52 anos”.