Fale Conosco

2 de julho de 2012

Governo intensifica capacitação de servidores da Assistência Social na Paraíba



A qualificação dos profissionais que fazem a assistência social na Paraíba é um dos objetivos do Governo do Estado para garantir atendimento à população em situação de vulnerabilidade. A partir desta segunda-feira (2), os servidores participam do curso Economia do Bem-Estar Social e Regimes de Proteção Social, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh).

Neste primeiro momento, o curso será ministrado para técnicos da Sedh, pela professora doutora, Lena Lavinas, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Haverá ainda capacitação para outras secretarias que também prestam serviços na área da assistência social e por fim para os integrantes das Casas da Cidadania.

“O curso faz parte do Plano de Educação Permanente da Secretaria para que tenhamos profissionais cada vez mais qualificados. Com isso, teremos a melhoria dos serviços na área da assistência social que são oferecidos à população”, informa a secretária da Sedh, Cida Ramos.

Programação – O curso terá duração de uma semana com a finalidade de atualizar o debate sobre proteção social e regimes de seguridade em âmbito mundial.

Na primeira aula será sistematizado o que é política social, proteção social, gasto social e a relação entre política social e política econômica.  Na segunda aula será abordado o seguro privado e seguro público, previdência pública e saúde.

A terceira aula será debatida a pobreza e desigualdade. Na quarta, o tema será os diferentes modelos de proteção social no mundo desenvolvido e a nova abordagem contra o risco do Banco Mundial.

Por fim, será proferida no último dia do curso a palestra “Seguridade Social e Transferência de Renda no Brasil” com ênfase nos programas de transferência de renda, função e abrangência, assim, como exemplos latino-americanos.