João Pessoa
Feed de Notícias

Governo intensifica ações de combate à seca com blocos multinutricionais

sábado, 15 de fevereiro de 2014 - 20:07 - Fotos:  Secom-PB

O Governo da Paraíba está intensificando as ações de convivência com a estiagem no semiárido, com a confecção e distribuição de blocos multinutricionais para alimentação dos rebanhos caprinos, ovinos e bovino. A tecnologia, originária da Austrália, adaptada e aperfeiçoada pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), conta com parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), que repassa aos criadores.

Na semana passada, aconteceu mais um Dia Especial, desta vez na comunidade Riachão da Serra, em São José de Sabugi, no Sertão, quando os técnicos da Emater fizeram demonstrações práticas mostrando o passo a passo da confecção dos blocos multinutricionais. Também foram distribuídos materiais técnicos e blocos entre os associados.

O projeto é financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza da Paraíba (Funcep) e tem como objetivo promover a fabricação de 10 mil blocos multinutricionais e aquisição de equipamentos para produção desses suplementos alimentares para animal.

Na ocasião, a prefeita Iracema Nelis de Araújo Dantas destacou o papel da Emater no desenvolvimento agropecuário do município, principalmente com relação à convivência com a estiagem. “A prefeitura continuará apoiando as ações da empresa com vistas à melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras, sobretudo neste momento de seca”, garantiu.

O agricultor Paulo Andrade, líder da comunidade Riachão da Serra, disse que esse programa, criado e implantado no município pela Emepa em parceria com a Emater, chega num momento oportuno em face da grande carência de ração animal. Também ressaltou que as máquinas elétricas e manuais entregues aos agricultores serão utilizadas pelas associações e criadores do município.

Mais de 60 agricultores familiares da comunidade Riachão da Serra participaram do evento, que contou ainda com a presença dos técnicos da Emater Hermano Araújo, José Marinho de Lima e Itaragil Marinho, que representou o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena. O programa terá acompanhamento dos extensionistas Clodoaldo Ezequel Fernandes, Jaimaci Andrade da Nóbrega e Erasmo Chaves de Lima.

A utilização dos blocos multinultricionais garantirá uma suplementação dirigida a suprir quantidades lentas e pequenas de nutrientes minerais críticos a nutrição de ruminantes. Na composição dos blocos, a principal fonte de proteína solúvel é a uréia e de energia é o melaço. Ambos são rapidamente digeridos e devem estar presentes na composição. Os farelos de soja, algodão e outra oleaginosa podem ser utilizados como fontes protéicas, e o milho, sorgo e mandioca como fontes energéticas. A utilização desses blocos tem o propósito de reduzir as taxas de perda de peso de rebanhos, além de melhorar o desempenho e a produtividade animal.