João Pessoa
Feed de Notícias

Governo intensifica ações em cidades atingidas pelas chuvas

quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 17:52 - Fotos: 

As Secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Humano começaram a intensificar as ações de saúde e assistência social nas cidades atingidas, incluindo Gurinhém e Mulungu. Nesta terça-feira (11), subiu para 845 o número de famílias atingidas pelas chuvas em todo o Estado. Deste total, 552 famílias, em torno de 65%, estão em abrigos improvisados pelas prefeituras municipais ou em casa de parentes.

Segundo o gerente da Defesa Civil, coronel José Walber Rufino Tavares, os problemas, na medida do possível, estão sendo solucionados através de ações integradas entre as Secretarias de Desenvolvimento Humano, da Infraestrutura e da Saúde. De acordo com o coronel Rufino, estas ações já atenderam aos moradores de Santa Rita, Bayeux, Areia e Natuba.

A Gerência de Defesa Civil vem mantendo contatos com as Coordenadorias Municipais da Defesa Civil das cidades atingidas, visando a organização de documentos para a elaboração dos formulários da avaliação de danos que serão encaminhados ao Governo Federal para o reconhecimento da situação de emergência.

O coronel Rufino disse também que fará contato com a Secretaria Nacional da Defesa Civil para tratar da liberação de cestas básicas que serão distribuídas para a população dos municípios afetados, além de outros itens de ajuda humanitária, como lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, mosquiteiros e travesseiros e leite pasteurizado.

De acordo com o coordenador operacional de apoio logístico da Defesa Civil estadual, George Sabóia Filho, na cidade de Natuba, onde cerca de 100 famílias estão desabrigadas ou desalojadas, serão distribuídas nesta quinta-feira (12) 80 feiras básicas e 100 peças de lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, travesseiros e mosquiteiros.

Para atender essas populações a Fundação de Ação Comunitária (FAC) está disponibilizando do Programa ‘Pão e Leite’ 200 litros de leite pasteurizado e mais 500 pães. A gestora do programa, Diana Guerra, informou que esse produto está sendo arrecadado junto às panificadoras que fornecem pão e leite para o Governo do Estado.

O coronel Rufino Tavares destacou que a ajuda humanitária foi determinada pelo governador Ricardo Coutinho após tomar conhecimento da situação de cada município afetado pelas chuvas, que provocaram desabamento de algumas casas.