Fale Conosco

3 de abril de 2012

Governo institui prêmio de redação em memória das Ligas Camponesas



O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, instituiu nesta terça-feira (3) o Prêmio Estadual de Redação João Pedro Teixeira, que será concedido pelo Poder Executivo Estadual aos estudantes da rede pública de ensino. O objetivo é estimular e promover o conhecimento da história das lutas camponesas na Paraíba e contribuir para a formação da consciência crítica de estudantes e professores. O edital público com as instruções necessárias para a concessão do prêmio deve ser divulgado dentro de 30 dias.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, um dia após a inauguração, também pelo governador, do Memorial das Ligas Camponesas, no município de Sapé. João Pedro Teixeira foi agricultor e líder rural, morto no dia 2 de abril de 1962. Na segunda-feira (2), quando o crime completou 50 anos, além de inaugurar o Memorial, Ricardo Coutinho, em gesto simbólico, devolveu a chave da casa de João Pedro à viúva do agricultor, Elisabeth Teixeira, que, após o assassinato do líder rural, precisou fugir da casa com os filhos.

O prêmio será organizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), por intermédio da Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade. A SEE tem o prazo de um mês para lançar o edital com detalhes do concurso e da premiação.

Memorial – O Memorial das Ligas Camponesas foi criado em 2008 com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e de camponeses assentados pela reforma agrária.

Só agora o memorial se tornou realidade com documentos e fotos e visa a formação de um acervo histórico, social, político e cultural das Ligas Camponesas e campanhas da reforma agrária e preservação do espírito de luta por justiça social, dignidade e terra para o trabalho.