Fale Conosco

1 de dezembro de 2011

Governo instala fóruns temáticos do ODE em Sousa e Alagoa Grande



O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) e da Subsecretaria do Orçamento Democrático Estadual (ODE), vai instalar nesta sexta-feira (2) o 1º Fórum Temático do Orçamento Democrático Estadual. O evento, que consiste na 6ª etapa do ciclo 2011 do ODE, abordará o tema “A Construção do Sistema Único de Saúde – SUS no Brasil e na Paraíba”.

O fórum será instalado nos municípios de Sousa (9ª Região) e Alagoa Grande (3ª Região). Em Sousa, o evento acontece nesta sexta-feira, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sousa. A atividade prossegue no sábado (3), no auditório da Universidade Federal da Paraíba – Campus Sousa. Técnicos, gerentes e conselheiros regionais e estaduais do OD de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Sousa participarão do evento.

Nos dias 9 e 10 de dezembro, o Fórum acontecerá no município de Alagoa Grande, no Centro de Treinamento do Governo do Estado, com a participação de técnicos, gerentes e conselheiros regionais e estaduais do ODE de Campina Grande, Cuité, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa e Mamanguape.

De acordo com a subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, além da saúde (item mais demandado em praticamente todas as audiências públicas regionais do 1º ciclo do ODE) serão debatidos outros temas, como segurança, agricultura e regionalização. “Os fóruns visam debater temas relacionados às áreas mais demandadas durante as consultas populares, quando da definição de prioridades regionais, nas audiências públicas realizadas nas 14 Regiões Geoadministrativas da Paraíba”, afirmou. As audiências contaram com a participação do governador Ricardo Coutinho e sua equipe de governo, no período de abril a junho deste ano.

 

Ana Paula destacou que, através desses encontros, o OD Estadual pretende discutir problemáticas setoriais na busca da construção de novas perspectivas de compreensão das questões de interesse da população paraibana. “Além disso, devemos encaminhar pleitos e apresentar medidas e ações governamentais em resposta às demandas sociais, como forma a atender as reivindicações oriundas da manifestação popular”, completou a subsecretária.

 

Na estrutura do Governo do Estado da Paraíba, o ODE está sob a coordenação da Subsecretaria do Orçamento Democrático, que, por sua vez, está vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

PROGRAMAÇÃO / SOUSA:

 

2 de dezembro (sexta-feira)

Local: Auditório da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Sousa

 

18h30 – Abertura – Acolhimento

19h – Fala da subsecretaria do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida – Importância dos Fóruns Temáticos e escolha do tema

Fala do secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza

19h15 – Painel: A Construção do Sistema Único de Saúde no Brasil

Palestrante: Dilma Lucena de Oliveira, médica e Professora da Universidade Federal da Paraíba

19h50 – Debate

21h – Informes para o dia seguinte e encerramento

 

3 de dezembro (sábado)

Local: Auditório da Universidade Federal – Campus Sousa

 

9h – Abertura – Acolhimento

09h15 – Fala da subsecretaria do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida

09h30 – Mesa de Diálogo: O SUS na Paraíba: Desafios e Perspectivas – Representante da Secretaria Executiva da Saúde

Luzemar da Costa Martins – Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado

10h15 – Debate

11h – Divisão em grupos para as rodas de diálogo, com a presença de facilitadores/as da Secretaria de Saúde

12h – Almoço

14h – Debate nas rodas de diálogos, espaço para troca, esclarecimentos e debate sobre a temática abordada nos dois dias

15h – Lanche

15h30 – Retorno às rodas de diálogo

16h30 – Plenária de avaliação

17h – Encaminhamentos e encerramento