João Pessoa
Feed de Notícias

Governo instala dia 16, programa social Praça da Gente, em Patos

terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 12:23 - Fotos: 

O governador José Maranhão anunciou que no dia 16 deste mês o Governo do Estado instala na cidade de Patos o “Projeto Praça da Gente”.  A primeira versão do novo programa social foi realizada no último sábado (31), na cidade de Guarabira. “Nossa programação é levar esses serviços  a todos os municípios  do Estado da Paraíba, já temos aí dezenas de pedidos e vamos atendendo”, revelou Maranhão no programa “Palavra do Governador”. Na “Praça da Gente” as pessoas recebem serviços médicos.

O Governo também fornece documentos do cidadão como PCF, carteira de identidade, dentre outros. Distribuição de alevinos, para peixamento dos açudes, é uma outra ação do programa. “É uma autêntica feira de serviços da cidadania”, avalia o governador. Em Guarabira  houve o casamento coletivo de 20 casais.
 
Constam do programa a instalação de barracas e de toda estrutura de apoio, como ambulâncias do Corpo de Bombeiros e outros serviços que serão levados por parceiros.O tema é ‘Saúde e cidadania para todos’, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, com o atendimento à população.

Nas edições da “Praça da Gente” a população tem acesso a consultas em clínicas de mastologia, dermatologia e oftalmologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, teste rápido da Aids; escovódromo; coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água. Idosos, gestantes e adolescentes terão atendimento exclusivo na ‘Praça da Gente’. 

                
Ainda são oferecidos serviços de cidadania e lazer. Documentos para casamentos, divórcios, averbações, aposentadorias e outros benefícios. Outro benefício é a distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura, capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos para os interessados. As pessoas também podem assistir a shows musicais, cinema, apresentação de palhaços, malabaristas e bonecos além de terem noções sobre o controle de poluição sonora e oficinas de educação ambiental, ações de inclusão social e acolhimento infantil. 
    
Acontecem ainda cursos de primeiros socorros e simulação de incêndio. Aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas.

Parcerias - Essa iniciativa do Governo do Estado conta com a participação das Secretaria de Estado da Saúde (incluindo toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen), de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; além Casa Civil do Governador. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema); Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Emater, Empasa, Emepa, Funesc, Detran, Cagepa, DER, Cendac, Codata, Ouvidoria Pública, Defensoria Pública, Secretaria de Comunicação Institucional, através da Rádio Tabajara e do Jornal A União, além dos parceiros INSS,  Ministério Público do Estado e as prefeituras dos municípios onde o projeto se instalar.

Josélio Carneiro, com informações de José Nunes, com fotos de Antonio David, da Secom