Fale Conosco

8 de março de 2018

Governo inicia segunda etapa do Projeto de Consolidação do Sisan na Paraíba



sedh Projeto Consolidacao do Sisan na Paraiba 4 270x191 - Governo inicia segunda etapa do Projeto de Consolidação do Sisan na ParaíbaApós quatro meses de execução, o Projeto Consolidação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) na Paraíba, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), entra em sua segunda etapa. A proposta do Projeto é fortalecer a Segurança Alimentar no Estado, por meio da adesão dos 223 municípios ao Sisan.

Para realizar esse objetivo, a equipe do projeto concluiu nesta semana, com êxito, a primeira etapa de seu trabalho, promovendo a mobilização e sensibilização dos municípios para importância da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Nesta primeira etapa, foi realizado um plano de autocapacitação que envolveu a execução de cursos on-line disponíveis na plataforma do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), palestras e seminários internos com o fim de possibilitar o nivelamento da equipe técnica, sobre os temas e políticas que envolvem a Segurança Alimentar no contexto nacional e na Paraíba. Após a capacitação, foram promovidas oito oficinas que envolveram as 14 regiões geoadministrativas, no período de dezembro de 2017 a março deste ano.

sedh Projeto Consolidacao do Sisan na Paraiba 8 270x191 - Governo inicia segunda etapa do Projeto de Consolidação do Sisan na ParaíbaParticiparam das oficinas 140 municípios, 63% do Estado, ocasiões em que foram realizados assessoramentos diretos para a adesão das gestões municipais ao Sisan e mapeamento da estruturação das redes locais de Garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, que resultaram em mapa de diagnóstico da Segurança Alimentar na Paraíba.

A proposta para próxima fase do projeto é realizar encontros em cada regional, no período de maio a junho de 2018, para estimular o diálogo entre representantes governamentais e sociedade civil, como forma de fomentar a participação e controle social, diretrizes que compõem o Plano Nacional, bem como o Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A meta da nova etapa é ampliar o número de adesões e orientar as gestões locais para realização das Conferências e Planos Municipais de SAN.

Angela Carolina de Medeiros, coordenadora do projeto, foi otimista ao avaliar a execução do trabalho: “Estamos avançando! Nosso objetivo é fortalecer a Política de SAN em toda Paraíba. Será fundamental que gestores municipais, técnicos e representantes da sociedade civil acompanhem e participem deste processo. Juntos, tornaremos a Paraíba destaque nesse importante movimento de consolidação do SISAN no Brasil”, sustentou.