Fale Conosco

6 de março de 2015

Governo inicia preparativos para Conferência Estadual de Segurança Alimentar



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PB), iniciou as reuniões para a realização da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que ocorrerá em agosto deste ano com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade por direitos e soberania alimentar”.

As Conferências têm como objetivo colaborar na construção de ações, programas e planos para efetivação do Direito Humano a Alimentação Adequada e Saudável (DHAA), que promovam a soberania alimentar por meio de ações do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

Etapas regionais e temáticas – Para a realização da etapa estadual, precisam ocorrer as conferências regionais do Litoral, Brejo, Curimataú, Agreste, Cariri, Médio Sertão e Alto Sertão.

Outras quatro conferências temáticas abordarão o acesso à terra e água; ciganos; etno racial e indígenas nos municípios de Patos, Sousa, Campina Grande e Baia da Traição.

Na etapa estadual serão eleitos delegados que representarão a Paraíba na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional marcada para novembro deste ano em Brasília.

A secretária Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Ana Paula Almeida, destacou que as conferências regionais e temáticas são espaços que irão aprofundar o debate sobre segurança alimentas, junto à sociedade civil nos diversos territórios e segmentos, onde serão construídas metas do quadriênio, por meio da elaboração do Plano Estadual que acontecerá até o final de 2015.

“Esses encontros vão propiciar o fortalecimento e a integração intersetorial das diversas secretarias de Estado, que participarão dos diálogos com representantes dos movimentos sociais e do Consea”, explicou Ana Paula Almeida.