Fale Conosco

26 de dezembro de 2013

Governo inicia preparativos para 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil



Os decretos que constituem a Comissão Organizadora Estadual da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC) e convocam a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil foram publicados na edição de terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado.

Na edição deste ano, a conferência nacional traz para o debate o tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional” e se organiza em três etapas; a conferência municipal, a estadual e, por último, a nacional, que vai reunir representantes de todos os estados. Até o dia 20 de abril de 2014, as etapas municipais e estaduais serão realizadas em todo o País. A etapa nacional ocorrerá em Brasília, entre os dias 27 e 30 de maio.

O evento será realizado para provocar uma discussão articulada entre as três esferas do governo e a sociedade civil com o objetivo de promover uma abordagem sistêmica das ações de Defesa Civil, priorizando a prevenção para minimização de desastres e o apoio a comunidades vulneráveis.

A conferência, seja na etapa municipal, estadual ou nacional, reunirá agentes da Defesa Civil, representantes do poder público, da sociedade civil, de conselhos e entidades profissionais, conselhos de políticas públicas e da comunidade científica.

Na Paraíba, a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil será realizada no dia 10 de abril em João Pessoa, seguindo a mesma linha temática, e servirá como etapa preparatória da Conferência Nacional.

A Conferência Estadual tem como principais objetivos avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil; promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil; e fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Comissão Organizadora Estadual, Efraim Morais, o evento é uma grande oportunidade de reunir ideias a fim de promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. “A 2ª edição da conferência promete realizar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e a defesa civil. O grande destaque deste ano é a participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil”, destaca.

De acordo com o gerente executivo estadual de Defesa Civil, cel BM Cícero Hermínio, o evento é de extrema importância para o desenvolvimento das atividades de Defesa Civil em todo Estado. “Com o evento, a Defesa Civil da Paraíba terá oportunidade de estreitar os laços do sistema nacional e municipal, direcionando melhor as informações e alinhando os meios preventivos para minimização de desastres e futuras ocorrências que fujam a rotina”, afirma.