João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia parceria com a CVC para trazer mais turistas para PB

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 - 14:48 - Fotos: 

O governo do Estado e a CVC, maior operadora de turismo da América Latina, iniciaram parceria com o objetivo de aumentar o número de pacotes de viagens para a Paraíba ainda este ano. Na manhã desta quinta-feira (24) o governador Ricardo Coutinho (PSB) se reuniu em São Paulo com o presidente da CVC, Valter Patriani, com o vice-presidente Cleyton Armeli, e representantes do trade turístico para discutir o retorno de vôos fretados pela CVC para o Estado e outras estratégias para desenvolver o turismo.

Durante o encontro, o presidente da CVC se comprometeu a elaborar um projeto com metas e prazos para trazer mais turistas para o Estado que será discutido em uma reunião que será realizada no Estado após o período do carnaval. Ele apresentou números que demonstram que em 2010 a operadora levou 34.643 pessoas para o Estado, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, mas bem abaixo da média de crescimento de 29% registrado no país e em 26% no Nordeste em 2010. Entre o biênio 2010/2011 apenas um vôo charter pousou no aeroporto Castro Pinto.

Valter Patriani disse que a Paraíba já é um bom negócio para a CVC pelas praias maravilhosas e outros aspectos diferenciados, mas evidentemente tem um potencial maior para superar os 400 turistas levados por dia para João Pessoa. Ele destacou, contudo, que é preciso mais divulgação do Estado. “Com uma campanha eficiente e novos roteiros conseguiremos aumentar o número de visitantes em seis ou oito meses”, avaliou.

O governador Ricardo Coutinho destacou o interesse do Estado em trabalhar um projeto em parceria com a CVC e com o trade turístico com metas e prazos para potencializar o turismo no Estado. Ele destacou que é preciso trabalhar na perspectiva da Paraíba criar um perfil de turista que gere um desenvolvimento sustentável e que garanta o bem estar tanto dos turistas quanto dos paraibanos.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Renato Feliciano, classificou como muito importante esse contato direto do governador Ricardo Coutinho com a maior operadora da América Latina e a segunda maior do mundo. Na sua opinião, essa parceria que está sendo construída irá contribuir com o crescimento do turismo na Paraíba, movimentando mais de 50 segmentos ligados ao setor e gerando emprego e renda para a população.

De acordo com a presidente da PBtur, Ruth Avelino, também foi fechado um acordo para que a CVC organize um Fanpress com jornalistas, que visitarão à Paraíba após o carnaval com a finalidade de divulgarem o destino na região Sudeste. Ele acrescentou que a PBtur também está conversando com outras operadoras em São Paulo como a TAM viagens, a Visual e a Trend para fechar parcerias.

Trade – A presidente da ABIH- PB, Manoelina Hardman, destacou que essa reunião entre o governador e as principais operadoras sempre foi um desejo da hotelaria e do trade porque abre uma perspectiva de trazer mais turistas para João Pessoa, Conde, Campina Grande que movimenta a economia e beneficia toda a cadeia do turismo. Manoelina ressaltou que a Paraíba tem potencial e pode crescer com a criação de destinos integrados como João Pessoa- Conde, João Pessoa- Pipa-RN.

Também participaram do encontro com a diretoria da CVC contou com as presenças do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Renato Feliciano, da presidente da PBTUR, Ruth Avelino, do prefeito do Conde Aluísio Régis, da presidente da ABIH, Manoelina Hardman, a proprietária da Luck Receptivos, Cristiane Pereira e do diretor da rede de hotéis Litoral Ricardo Lins.

Workshop - A Paraíba está participando nesta quinta-feira (24) do 17º Workshop & Trade Show CVC 2011, que acontece no Centro de Exposições Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. O evento é promovido pela CVC, a maior operadora de turismo da América Latina, e deve reunir mais de 12 mil agentes de viagens do Sul e Sudeste do país. Ricardo Coutinho será o primeiro governador da Paraíba a participar do evento promovido pela CVC no final da tarde desta quinta-feira.