Fale Conosco

10 de agosto de 2015

Governo inicia hoje curso de capacitação para professores na área de deficiência visual



O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), executa mais uma ação que integra o projeto de ampliação do atendimento às pessoas com deficiência visual nas redes de ensino pública e privada. A primeira etapa do Curso de Capacitação para professores na área de deficiência visual começa nesta segunda-feira (10).

As aulas serão ministradas no Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento ao Deficiente Visual da Funad, o CAP. O curso será dividido em duas turmas, cada uma com 20 alunos. A primeira turma, que já está completa, tem início nesta segunda-feira e a segunda começa no dia 17 deste mês, ainda com vagas disponíveis.

O curso vai até 25 de novembro e a ideia é capacitar os professores das redes pública e privada para que eles estejam aptos a participar ativamente da educação de alunos com baixa visão ou cegos, garantindo a plena inclusão deles nas escolas.

O eixo temático é a Educação Especial, com as disciplinas Leitura e Escrita no Sistema Braille, Técnicas do Uso do Soroban, Transcrição e Impressão de Textos em Braille, Orientação e Mobilidade e Oficina de Produção de Material Especializado. As aulas serão expositivas, com vivências e dinâmicas, utilizando recursos didáticos como data show, máscara/venda, bengala, reglete/punção, soroban e outros meios utilizados pela pessoa com deficiência visual.

A Funad já está preparando novos módulos e o curso, que é gratuito, será uma prática contínua na instituição. Outras informações podem ser obtidas através do CAP/Funad, pelo telefone 3224-0058.