João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia curso de formação para novas turmas de agentes penitenciários

sexta-feira, 18 de novembro de 2011 - 18:36 - Fotos:  Paparazzo/Secom-PB

O Governo do Estado inicia nesta segunda-feira (21) o treinamento de mais uma turma de agentes penitenciários. Está é a terceira etapa do concurso público realizado no ano de 2008. Dos 305 convocados, se matricularam 230 e estes serão divididos em dois grupos para a formação.

O 9º grupo, com 115 alunos, começará o curso de formação na segunda-feira e terá aulas até o dia 3 de dezembro. Já o 10º grupo, com mais 115 alunos, terá aulas de 5 a 17 de dezembro.

O curso de formação é de responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária, ligada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), e será ministrado em parceria com a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), que é gerida pela Secretaria de Estado da Administração.

Para as aulas práticas, uma parceria com o Centro de Educação da Polícia Militar, permitirá os alunos o uso dos espaços de dojô e stand de tiro. Os ministrantes foram criteriosamente selecionados dentre os melhores do Estado, sendo eles profissionais liberais, da Polícia Militar, da Universidade Federal da Paraíba, do Unipê, do Tribunal de Justiça e da Pastoral Carcerária. Esses profissionais elaboraram o material didático que será distribuído no curso.

O curso de formação terá carga horária de 100 horas/aula, a grade curricular será a recomendada pelo Departamento Nacional Penitenciário (Depen), do Ministério da Justiça, dividida em cinco módulos, sendo quatro de aulas teóricas e um de atividades práticas.

A aula inaugural, nesta segunda-feira, começará às 8h no auditório da Espep, localizada na Rua Neuza de Souza Sales, s/n , Mangabeira VII, próximo ao Detran, em João Pessoa. A cerimônia contará com a presença do secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, e autoridades.