João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia curso de Formação para Conselheiros Tutelares e de Direito da Paraíba

sábado, 20 de agosto de 2016 - 11:15 - Fotos:  Divulgação

Mais de 500 conselheiros tutelares e de direito da Paraíba participaram na tarde dessa sexta-feira (19), no Espaço Cultural, da aula inaugural do curso de Formação para Conselheiros Tutelares e de Direito de Crianças e Adolescentes. O evento, promovido pela Escola de Conselhos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), foi aberto pela secretária, Kelly Samara, que representou o governador Ricardo Coutinho.

Ela destacou o compromisso do Governo do Estado em qualificar os conselheiros que lidam diretamente com crianças e adolescentes e da parceria importante dos gestores municipais para ajudar na árdua missão de defender crianças e adolescentes em violação de direitos.

O evento contou com a presença de representantes do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, entre outras autoridades.

Palestra e Pesquisa – Ainda na abertura foi ministrada a palestra “Proteção Integral de Criança e Adolescente” pelo professor Pablo Honorato da Escola de Conselhos do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba. E foi apresentada a pesquisa sobre violação de direitos de crianças e adolescentes pela professora doutora, Socorro Vieira.

Na ocasião, também houve a participação da Polícia Militar informando sobre a parceria junto com os conselheiros.

 Programação – Após a aula inaugural, a formação segue com duração de 200 horas, sendo 160 horas de aula presencial que acontecerão nos cinco polos regionais (Sousa, Patos, Monteiro, Campina Grande e João Pessoa) de forma simultânea e mais 40 horas virtual.

A Escola de Conselhos é composta por um coordenador, dois supervisores, dois técnicos administrativos, 16 professores e cinco tutores.