Fale Conosco

14 de março de 2014

Governo inicia conferências territoriais da Economia Solidária em abril



A convocação para os interessados em participar das etapas territoriais da III Conferência Estadual de Economia Solidária foi publicada nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do Estado. As conferências são realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Fórum de Economia Solidária.

As etapas territoriais começam em abril nas seguintes regiões: Sertão, no município de Cajazeiras (8 de abril); Borborema, em Campina Grande (15 de abril); Cariri, em Monteiro (23 de abril) e Zona da Mata, em João Pessoa (6 de maio).

As conferências territoriais têm o objetivo de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios de Economia Solidária, considerando as deliberações das Conferências Nacionais, e promover o debate sobre integração das ações de apoio à Economia Solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil.

Cabe ainda às conferências, elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária contendo visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégicos de ação, programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária, além de subsídios para o Plano Estadual que será debatido na Conferência Estadual.

A realização das conferências territoriais é fator indispensável para a participação de delegados na etapa estadual, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio, em João Pessoa, na Superintendência Regional do Trabalho, com o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”.

Devem participar das conferências territoriais os representantes de poder público, organizações da sociedade civil e empreendimentos econômicos solidários.

Seminário preparatório – Em Campina Grande, no dia 26 de fevereiro, foi realizado, em parceria com o Fórum de Economia Solidária, o Seminário Preparatório para as Conferências Públicas da Economia Solidária (territoriais e regional).

Na ocasião, a Comissão Organizadora Estadual passou todas as orientações para a realização das conferências territoriais. A etapa nacional acontecerá no período de 26 a 29 de novembro deste ano, em Brasília/DF.