João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia ciclo de palestras para discutir saúde mental e reforma psiquiátrica

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 - 18:39 - Fotos: 

Fachada Complexo Psiquiátrico Juliano Moreirado Foto: Secom-PB

O Governo do Estado, por meio do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, inicia nesta sexta-feira (12) um ciclo de palestras para discutir a saúde mental e a reforma psiquiátrica. O evento, que começa às 14h, no auditório do próprio complexo, faz parte da política de educação permanente em saúde que vem sendo implantada pela unidade hospitalar.

Neste primeiro encontro o tema da palestra será “A Produção do Cuidado em Saúde Mental à Luz da Reforma Psiquiátrica”. De acordo com o chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do hospital Juliano Moreira, Madson Souza, o evento é destinado a enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da área de saúde.

“Com esse evento, queremos falar um pouco para os profissionais sobre a Política Nacional de Saúde Mental e a reforma psiquiátrica. Com isso, vamos preparar essas pessoas para oferecer um atendimento melhor e mais humanizado aos usuários dos nossos serviços”, explicou. O tema terá como facilitadores a professora do Departamento de Enfermagem, Saúde Pública e Psiquiatria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ana Luisa, e a diretora geral do Complexo Juliano Moreira, Flávia Fernando.

Segundo Madson, essas palestras ocorrerão uma vez por mês e, a cada encontro, serão discutidos temas diferentes. Ele disse também que durante o primeiro semestre desse ano foram realizadas diversas oficinas com o objetivo de humanizar o atendimento e melhorar a qualidade da assistência.