João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia capacitação para implantação do Apurasus em parceria com Ministério da Saúde

terça-feira, 9 de junho de 2015 - 11:15 - Fotos: 

O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou nessa segunda-feira (8), o Curso Aplicado de Gestão de Custos em Saúde para implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). O evento, que será realizado até esta quarta-feira (10), no auditório do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, é ministrado por uma equipe do Núcleo de Economia da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (Desid) do Ministério da Saúde.

A capacitação técnica é voltada para os 23 hospitais que estão implantando o Sistema Apurasus. “Essa capacitação está sendo realizada junto com a equipe técnica do Desid. Durante esses três dias, as unidades passarão por uma análise de perfil para a implantação do sistema, toda metodologia e os critérios que deverão se adequar em cada unidade para a implantação do Apurasus”, explicou a chefe do Núcleo de Economia da Saúde da SES, Shirleyanne Brasileiro.

Durante os três dias de evento, são abordados temas como a importância de apurar custos, o que é PNGC, Gestão de Custos no SUS, Noções de Contabilidade de Custos, Metodologia de Custeio, entre outros. Na quarta-feira (10) será feita uma análise crítica dos dados de custos inseridos no Apurasus pelas unidades de saúde da Paraíba.

“Esse evento é um grande marco para o estado da Paraíba e o Nordeste. Hoje nós somos a maior rede de hospitais do Nordeste a implantar um sistema público de gestão de custos, imprescindível e inovador para o Sistema Único de Saúde, que será fundamental para o gestor local de cada unidade, assim como para a própria SES, que terá uma ferramenta de gestão com indicadores para uma melhor aplicação do dinheiro público, da forma mais eficaz possível, buscando atender os nossos usuários. Não existe dinheiro novo, o que existe hoje é um cuidado enquanto gestão”, explicou Shirleyanne.

Participam do curso os hospitais que estão implantando o Apurasus no primeiro semestre de 2015: Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Hospital Regional de Guarabira, Hospital Regional de Pombal, Hospital Regional de Princesa Isabel, Hospital Geral de Mamanguape, Maternidade Peregrino Filho – em Patos, Hospital Regional de Taperoá, Hospital Regional de Catolé do Rocha, Hospital Regional de Sousa, Hospital Regional de Monteiro, Hospital Infantil de Patos e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita, Guarabira, Princesa Isabel e Cajazeiras.

Também estão presentes no evento os hospitais que já estão com o Sistema Apurasus implantado: Hospital de Trauma de João Pessoa, Hospital de Trauma de Campina Grande, Hospital Regional de Cajazeiras, Hospital Regional de Picuí, Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Hospital Infantil Arlinda Marques e Maternidade Frei Damião.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde, Maciene Mendes da Silva, a Paraíba está de parabéns por ser um dos primeiros estados do país a implantar o PNGC. “Para o MS é muito importante ver que foi uma decisão interna do Governo da Paraíba implantar a gestão de custos. A gestão de custos é um indicador para um melhor planejamento e para auxílio na tomada de decisões. A gente entende que é muito importante essa institucionalização da gestão de custos, dentro da SES e das unidades de saúde. É importante que esse pessoal possa efetivamente fazer essa gestão acontecer. O gestor, além de querer, ele precisa dar todas as ferramentas necessárias para isso, com dedicação exclusiva para a gestão de custos”, disse.

A partir desse treinamento, as unidades terão um prazo de 30 dias para concluir suas atribuições para o recebimento do sistema de custos. Shirleyanne ressaltou também a importância da implantação do Sistema Apurasus na Rede Hospitalar do Estado. “Nossa grande meta é o estudo das boas práticas na utilização do dinheiro público. Isso está sendo um grande diferencial nessa gestão, como uma das prioridades, e a nossa maior preocupação é efetivamente oferecer a prestação de contas ao nosso usuário sobre a utilização do dinheiro público”, concluiu.

Apurasus – É um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde em que todos os dados de gastos nas unidades de saúde do Estado são parametrizados e, assim, calculados os custos dos atendimentos finais nas unidades de saúde. O programa tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares das unidades do Governo.