João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia campanha para tornar João Pessoa subsede da Copa 2014

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 - 17:17 - Fotos: 
A cidade de João Pessoa deu início a campanha para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014 que acontecerá no Brasil. No final da manhã desta sexta-feira (8), o ex- jogador paraibano Júnior, craque do Flamengo e da seleção brasileira, foi recebido pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e pelo secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, e aceitou o convite de ser o embaixador da candidatura da Capital paraibana para ser uma das subsedes da Copa oferecendo centros de treinamentos e hospedagem às seleções.

Durante o encontro, o governador Ricardo Coutinho entregou a Júnior a medalha de mérito esportivo Tarcísio Burity pelo que fez pelo esporte brasileiro que honra a Paraíba. Júnior destacou que se considera um embaixador do seu Estado desde o começo da sua carreira, porque tem muito orgulho de ter nascido em João Pessoa, e se coloca à disposição do Estado para representar a candidatura da Capital. "Sabemos que as exigências da Fifa são muitas, mas que os novos gestores não vão ficar de braços cruzados ", comentou.   

O governador ressaltou que Júnior é um grande atleta com história de vitórias no esporte e que, como embaixador do Estado, ajudará a Paraíba ser uma das subsedes do evento internacional. Ricardo reconheceu que é preciso muitas ações para que a Capital paraibana se adeque as exigências da Fifa.

"Vamos trabalhar em torno disso, não só em função da Copa, mas daquilo que isso pode gerar posteriormente para o desenvolvimento da economia e do turismo. A Capital tem um potencial muito grande para ser uma das subsedes, até mesmo, por estar perto e entre duas sedes oficiais do evento, Recife e Natal”, frisou.     

Caderno de Intenções – Ricardo explicou que o Governo está na fase da construção de um Caderno de Intenções que inclui a reforma do Centro Integrado de Educação Física, o antigo Dede, que possui dois campos, piscinas e pista de atletismo. Segundo Ricardo, o local está em condições precárias, mas vai passar por um processo de revitalização e modernização que será feito independente da Copa.  "Não podemos dizer ainda o prazo para a reforma devido a falta de capacidade atual financeira do Estado que passa por uma crise crônica, mas garanto que será feita”, ressaltou.

Segundo o secretário de Esportes, Fábio Maia, até o próximo domingo (10) o Governo pretende entregar o Caderno de Intenções com os critérios exigidos pela Fifa como centros de treinamentos e hotéis.

“Acreditamos que temos as condições para entrar no Portifólio da Fifa das cidades que podem oferecer centros de treinamento ou hospedagem para as seleções classificadas para a Copa do Mundo 2014. É claro que encontramos esse projeto na ‘estaca zero’, mas estamos correndo contra o tempo para colocarmos João Pessoa no circuito da Copa", explicou.        

Fábio acrescentou que a Federação exige o preenchimento de um questionário que avalia as condições de estádios, capacidade da rede hoteleira, distância entre estádio e hotel, dentre outras questões. Depois de preenchido o questionário, a Fifa verifica as condições mínimas exigidas para que a cidade se torne subsede do Mundial.

Herói rubro-negro – Além de apadrinhar a candidatura de João Pessoa à subsede da Copa, Júnior participa de um jogo no domingo (9), como parte do lançamento oficial da escolinha do Flamengo. Leovegildo Lins da Gama Júnior, mais conhecido como Júnior, nasceu em João Pessoa no dia 29 de junho de 1954 e ainda criança mudou-se para o Rio de Janeiro. É um dos maiores ídolos da história do Flamengo.