João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia campanha de vacinação emergencial contra sarampo

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 - 15:27 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nesta quarta-feira (26) uma campanha emergencial de vacinação contra o sarampo nos municípios de João Pessoa, Conde, Santa Rita, Cabedelo e Bayeux. O objetivo é imunizar crianças de seis meses a cinco anos de idade na tentativa de interromper a cadeia de transmissão do sarampo na região Nordeste, já que há um surto da doença nos estados do Ceará e Pernambuco.

O Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), solicitou o início da campanha nestes municípios antes do Carnaval e com data de término para o dia 14 de março”, explicou Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde, da SES.

As vacinas estão sendo oferecidas nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h. Na Unidade Integrada do Rio do Meio I e II, na cidade de Bayeux, muitas mães levaram seus filhos logo cedo. A agente de saúde Gilvânia de Sousa disse que fez questão de levar a filha Yasmim, de seis meses, logo no primeiro dia da campanha.

A comerciante Rosineide de Sousa também levou Lívia, de dois anos e nove meses logo nas primeiras horas da campanha. “Vim no primeiro dia para evitar o tumulto de quem deixa as coisas para última hora”, disse. Rosineide lembrou de um detalhe importante nesta campanha: a filha dela já é vacinada e mesmo assim tomou o reforço.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Bayeux, Rosiene Sarinho, no trabalho feito com a comunidade foi muito enfatizada esta questão do reforço. Em Bayeux, são 6.900 crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos e a expectativa é que a cobertura vacinal seja de 95%. “Desde a primeira reunião com a SES que nós não paramos de mobilizar a comunidade e o Governo do Estado vem sido muito parceiro nosso em todas as ações que a prefeitura desenvolve”, reforçou.

Segundo Talita Tavares, o Governo do Estado está repassando 70 mil doses extras da vacina tríplice viral a esses cinco municípios para intensificar a imunização contra o sarampo, além de rubéola e caxumba. “Para facilitar a adesão e cobertura da vacina, as Unidades de Saúde destes municípios trabalharão com um dia D para a campanha que será no dia 8 de março, das 8h até às 17h. Nas cinco cidades espera-se vacinar 95% de 70.747 crianças nessa faixa etária”, explicou.

Importância da Vacinação – O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode atingir crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 200 casos da doença, sendo 190 na região Nordeste.