Fale Conosco

18 de dezembro de 2013

Governo inicia aulas do projeto ‘Jovem Educado Transita Bem’ nesta quinta-feira



Começam nesta quinta-feira (19) as aulas do projeto “Jovem Educado Transita Bem”, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran). A aula inaugural do projeto acontecerá em João Pessoa, às 8h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, e em Campina Grande, às 14h, no Palácio das Artes.

O projeto atende a Lei N. 9.503, de 23 de setembro de 1997, Resolução número 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui o tema trânsito como atividade extracurricular em instituições de Ensino Médio. Mais de 1.000 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual serão beneficiados. A intenção do Governo é que o projeto seja expandido a toda rede estadual de ensino da Paraíba até 2015.

As aulas acontecerão às sextas-feiras à tarde, nas escolas que possuem o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi). A carga horária é de 90 h/a, distribuídas em duas etapas, uma em 2013 e a segunda em 2014. Os alunos que obtiverem frequência igual ou superior a 75% receberão, ao término do curso, uma certificação do Detran, isentando-os das aulas teóricas que seriam ministradas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), ficando obrigatório ao aluno prestar o exame de Legislação no Detran. Outro benefício será a redução no pagamento no CFC, já que não serão necessárias as aulas teóricas.

Os alunos inseridos no projeto receberão, gratuitamente, um kit contendo cinco livros que abordarão temáticas sobre o trânsito. As aulas serão ministradas por instrutores de Trânsito, selecionados pelo Detran através de entrevistas e apresentação de documentos exigidos em edital e contratados pela SEE.

O curso terá as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Noções de Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito e ainda Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas e Quatro Rodas. O projeto, que representa um investimento de R$ 4,6 milhões, beneficiará cerca de 15 mil alunos da rede estadual de ensino.

Relação das escolas polo que sediarão o projeto:

JOÃO PESSOA E REGIÃO METROPOLITANA

ESCOLAS

ALUNOS INSCRITOS

EEEFM FRANCISCA A. CUNHA

036

EEEM URSULA LIANZA

115

EEEM CONEGO LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA

140

EEEFM PROFª LILIOSA DE PAIVA LEITE

047

EEEM PROFº PEDRO AUGUSTO PORTO CAMINHA

133

EEEM MATHEUS AUGUSTO DE OLIVEIRA

028

CAMPINA GRANDE E REGIÃO METROPOLITANA

ESCOLAS

ALUNOS INSCRITOS

EEEM DR. ELPIDIO DE ALMEIDA

264

EEEFM ISABEL RODRIGUES DE MELO

023

EEEFM NENZINHA CUNHA LIMA

060

EEEFM DR. HORTENSIO DE SOUSA RIBEIRO

078

EEEFM SEVERINO CABRAL

077

EEEFM MONSENHOR JOSÉ DA SILVA COUTINHO

048