João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia aulas do curso pré-vestibular para servidores

terça-feira, 25 de maio de 2010 - 11:42 - Fotos: 
O Governo da Paraíba iniciou nesta segunda-feira (24), às 20h, no auditório do Liceu Paraibano, o curso pré-vestibular para servidores públicos estaduais. As aulas começam às 18h30, e se encerram às 22h. Em João Pessoa o cursinho funciona no Colégio CDF, em frente ao Lyceu Paraibano, Centro, João Pessoa. Os servidores inscritos receberam o material didático, oferecido pela Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep-PB).

O curso inscreveu 1.165 servidores e é oferecido nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Araruna, Guarabira, Mamanguape, Patos Sousa, Monteiro e Cajazeiras. A criação do curso é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Administração, em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura, e tem o objetivo de promover a qualificação profissional dos funcionários públicos, oferecendo a oportunidade de acesso à universidade.

Ao representar o governador José Maranhão na aula inaugural do curso, o secretário da Educação e Cultura, Francisco Sales Gaudêncio, afirmou que, além dos servidores estaduais, a Secretaria, através da Gerência do Ensino Médio, também vai ofertar 20 mil vagas em cursinho pré-vestibular para alunos que cursam o terceiro ano ou que já concluíram o ensino médio. O lançamento ocorrerá em agosto e o cursinho vai até o mês de dezembro.

Em 2009, a oferta foi de 12 mil vagas. Sales Gaudêncio reafirmou o compromisso do governador José Maranhão com a valorização do servidor estadual e cada vez mais a Espep qualificará esses agentes públicos.

Qualificação do servidor público

O secretário da Administração, Antonio Fernandes Neto, destacou que, através da Espep, o Governo do Estado oferece grande oportunidade ao servidor estadual que quer galgar novos níveis na sua carreira e, com isto,  está ajudando a qualificar o serviço público, resultando em melhor atendimento e melhor produção”, afirmou, ressaltando que no último vestibular 101 servidores do Estado foram aprovados para os cursos de Direito, Engenharia Civil, Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, Educação Física, Administração, Engenharia Ambiental, dentre outros cursos e para diversas universidades públicas e privadas.

Antonio Fernandes Neto revelou que a Espep está reabilitada e é para o servidor público. No ano passado, a escola capacitou 11.227 mil servidores em diversos cursos. Ele parabenizou os servidores inscritos no pré-vestibular e garantiu que o Governo do Estado não medirá esforços para que possa qualificar cada vez mais os servidores que assim desejarem. Ainda este ano, serão lançados 61 cursos de qualificação, sendo oito de Língua Portuguesa; outro curso de Desenvolvimento de Gestão Pública.

Curso bem estruturado

A superintendente da Espep, professora Maria Alice Serrano, afirmou que o curso objetiva contribuir com o servidor estadual no seu desejo de atingir o nível superior de ensino. “O curso pré-vestibular para servidores oferece a condição de disputar em pé de igualdade com outros alunos que estão cursando o ensino médio”, revela. Ela informou que este ano o curso está bem mais estruturado e pediu aos servidores/aluno o empenho, a motivação para que alcancem seus ideais.

Opinião dos servidores

Prisciane Pereira Melo Santos, 18 anos, Marcela de Sousa Vieira, 19 anos, e Fábio Soares de Oliveira, 32 anos, são três dos 1.190 servidores estaduais inscritos no curso pré-vestibular 2010. Fábio é policial militar e avalia que o cursinho pré-vestibular é uma oportunidade e tanto para o servidor que almeja chegar à universidade. Sua opção no vestibular será o curso de Letras, na UFPB. “Com certeza o período de sete meses do pré-vestibular é um tempo suficiente para que o servidor inscrito se empenhe e consiga seu objetivo”, revela.
 
Prisciane afirma que a oportunidade que o Governo do Estado oferece ao servidor é excelente. “Agora estou tendo a oportunidade de aproveitar o cursinho pré-vestibular”, comemora a jovem que pretende cursar Relações Públicas. Sua amiga Marcela vai fazer vestibular para Serviço Social. Ela é de opinião que o Governo, com o pré-vestibular, dá uma oportunidade a mais aos servidores, além dos cursos de qualificação profissional, ministrados pela Espep, para que eles tenham mais conhecimento, possam se relacionar melhor e ter mais chance de aprovação no vestibular.
 
O jornalista de A União, Carlos Alberto Vieira Cavalcanti, formado em Comunicação Social, vai tentar uma vaga no curso de Direito. “É uma grande oportunidade de o servidor público ingressar numa universidade, ele tem um curso pré-vestibular e material didático de graça, então se trata de grande oportunidade para se preparar para o vestibular”, revela.

O curso

A professora Zélia Gama, coordenadora geral do curso pré-vestibular revela que em João Pessoa foram inscritos 475. Em todo o Estado os alunos terão sete meses de aula no PSS-I, PSS-II e PSS-III.

Criado em 2001, o curso pré-vestibular para servidores estaduais foi interrompido em 2003 e retomado no ano passado, quando 101 servidores foram aprovados no vestibular. Os funcionários públicos serão preparados para responder às questões das três etapas do Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba.

As aulas, que começaram nesta segunda-feira (24) prosseguem até o final de novembro. A metodologia de ensino foi elaborada de uma forma especial que torna a assimilação dos conhecimentos mais fácil. Ao final de cada mês, haverá revisão dos conteúdos aplicados. E, a cada dois meses, os alunos serão submetidos a simulados para fixar o aprendizado.

Josélio Carneiro, com fotos de Ernane Gomes, da Secom-PB