Fale Conosco

6 de setembro de 2013

Governo inicia aulas do Curso de Formação de Gestores Culturais neste sábado



A programação do Curso de Formação de Gestores Culturais da Paraíba começa neste sábado (7). Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, o curso foi aberto com uma aula inaugural no último sábado (31), ministrada pela ex-secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), professora Cláudia Leitão, com o tema “Abordagem da importância da formação e qualificação para o desenvolvimento regional e dinamização da Economia Criativa”.

Da abertura participaram o secretário de Cultura, Chico César; Marta Linden, do IFPB; Telma Olivieri, coordenadora geral da SAI/MinC; Daniele Souza, da UFCG, e Américo Córdula, secretário de Políticas Culturais do MinC.

Na aula inaugural, a professora Cláudia Leitão falou sobre o potencial do Brasil e da região Nordeste com relação à aplicação da economia criativa como alternativa ao tradicional modelo de desenvolvimento. Ela contextualizou o deslocamento de uma economia antes voltada às indústrias e hoje centrada em serviços, bem como a valorização do capital cognitivo, da arte e dos conhecimentos populares como insumos de um modelo econômico que tenha a cultura como principal pilar de sustentação. A professora ressaltou também os desafios lançados aos gestores culturais no atual panorama da institucionalização da cultura, abordando a importância da qualificação e formação desses profissionais.

Aulas – A partir deste sábado, será trabalhada a modalidade de Ensino à Distância (EaD), com a abertura da plataforma Moodle, e disponibilização dos primeiros materiais, bibliografias e exercícios. As aulas presenciais iniciam no dia 12 de setembro, com momento de ambientação virtual para os cursistas acompanhado pelos tutores, e seguem nos dias 13 e 14, com aplicações de conteúdos teóricos e práticos.

Turmas, locais e suporte – Para os cursistas, a plataforma Moodle poderá ser acessada através do link www.ead.ifpb.edu.br. No momento de sua abertura, cada participante receberá um e-mail com as instruções de utilização. O suporte técnico será dado exclusivamente através do e-mail suporte@ead.ifpb.edu.br, relativo ao acesso à plataforma e suas funções.

 

Os quatro polos funcionarão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa, nas dependências dos campi da UFCG e IFPB. Confira abaixo os endereços:

 

JOÃO PESSOA

Auditórios 1 e 2 do IFPB

Laboratório de Informática n° 26

Endereço: Av. 1° de maio 720 – Jaguaribe – João Pessoa/PB

 

CAMPINA GRANDE

Campus da UFCG – Departamento de Arte e Mídia – Bloco BW

Laboratório de Informática do Centro de Humanidades no Rol das Placas

Endereço: R. Aprígio Veloso, 882 – Bodocongó – Campina Grande/PB

 

PATOS

Laboratório de Informática do Campus da UFCG (em frente o prédio da Biblioteca)

Auditório do Campus da UFCG

Endereço: Av. Universitária, s/nº – Santa Cecília, Patos/PB

 

SOUSA

Auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Social da UFCG / Cine Clube Grande Otelo – Bloco C

Laboratório de Informática Bloco D

Endereço: R. Sinfrônio Nazaré, 38 – Centro – Sousa/PB