João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia ação para combater a Dengue em todo o Estado

sexta-feira, 8 de abril de 2011 - 13:04 - Fotos: 

Um trabalho educativo e de orientação à população de todo o Estado sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti (Dengue) foi iniciado nesta sexta-feira (8) na cidade de Barra de Santa Rosa. A ação envolve equipes das Secretarias estaduais da Saúde, Infraestrutura, Corpo de Bombeiros (Batalhão de Campina Grande) e Secretaria Municipal de Saúde.

No inicio da manhã, crianças de educandários de Barra de Santa Rosa realizaram uma caminhada pelas ruas da periferia da cidade recolhendo entulhos e armazenando em sacos de lixo. Um pequeno carro de acompanhou a caminhava dando mais alegria ao trabalho das crianças.

Por volta das 8 horas houve uma reunião na sede da Secretaria municipal de Saúde onde foram divididas as equipes para visitas às comunidades do município. Na ocasião, falaram o gerente executivo Estadual da Defesa Civil, tenente-coronel José Rufino Tavares; o prefeito Evaldo Costa Gomes; o secretário municipal de Saúde, Cícero Erivaldo e a Djanira Sena de Araújo, gerentre de vigilância e saúde ambiental da Secretaria estadual de Saúde.

Em vários locais foram encontrados diversos focos do mosquito da Dengue. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde colocaram remédio nos locais onde existia água acumulada para combater as larvas. “Quase que diariamente estamos visitando as comunidades mais afetadas pela Dengue”, disse o secretário de Saúde de Barra de Santa Rosa, Cícero Erivaldo.

Para ele, a parceria formada entre o Estado e o município está sendo de fundamental importância no combate ao mosquito da Dengue, pois, segundo ele, a incidência da doença foi grande no município, principalmente nos assentamentos. O foco foi iniciado no assentamento Riacho da Cruz, lembrou.

O secretário executivo de Infra estrutura do Estado, Carlos Alberto Dantas Bezerra, acompanhou o trabalho das equipes da Defesa Civil estadual, junto com o Corpo de Bombeiros e os agentes de endemias.

Carlos Alberto disse que a determinação do governador Ricardo Coutinho é eliminar a doença no Estado e acrescentou que a campanha vai se estender por todo o estado.

Barra de Santa Rosa foi escolhido para o início da Campanha de Combate a Dengue no Estado por ter sido o município que apresentou o maior número de casos. Até o dia 27 de março foram registrados 155, sendo 101 curados, oito foram descartados e 46 estão em investigação e em tratamento.

No colégio municipal de Barra de Santa Rosa, localizado no centro da cidade, foi instado um laboratório de entomologia da Secretaria estadual de Saúde, onde também aconteceu oficina de atualização das ações de controle físico e químico do Aedes aegypti para agentes de vigilância ambiental do município e intensificação das ações de controle vetorial de campo onde os estudantes receberam informações e orientações sobre o combate ao mosquito da Dengue.

Depoimentos – O agricultor Ricardo Bernardino da Silva, 34 anos, considerou importante a visita da equipe da Força-Tarefa na sua residência. “Eu tenho cuidado com a água acumulada. Aqui tudo é protegido para evitar a proliferação do mosquito”, disse.

No colégio municipal os estudantes receberam orientações. Elen Karen Pereira Silva, 14 anos; Mateus Gabriel Rocha Silva, 11 e Everson Rhadamis, de 14 ficaram satisfeitos com as informações e disseram que vão levar os conhecimentos para seus pais e vizinhos.

As equipes dos órgãos envolvidos na campanha deverão intensificar ações nos próximos dias nas cidades de Santa Rita, Cabedelo, Guarabira, Montadas, Santo André, São José de Piranhas, Sousa e Itabaiana.