Fale Conosco

26 de agosto de 2011

Governo inclui agricultores familiares do Conde no PAA



sitio mata da chica foto antonio david (1)

Agricultores familiares da Mata da Chica, no município do Conde

Um grupo de 35 agricultores familiares do município do Conde, no Litoral Sul, será beneficiado com a aquisição de produtos agrícolas pelo Programa de Aquisição Alimentar (PAA), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (SEDH), com recursos da ordem de R$ 185 mil.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (27), durante a realização do Dia Especial da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por intermédio da Emater, e com o apoio da Secretaria Executiva da Agricultura, prefeitura municipal e outros parceiros, como bancos oficiais, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Associação dos Produtores Rurais da Mata da Chica, onde ocorreu o evento.

O Dia Especial da Agricultura Familiar teve como objetivo a integração e a troca de experiência das famílias agricultoras, visando a melhoria da qualidade de vida e a busca da auto-estima dos integrantes dos grupos de trabalhos. Também estiveram presentes agricultores familiares de outras comunidades rurais do município.

O evento se prolongou por toda a tarde, com eventos culturais e palestras sobre a importância da produção agrícola sem a presença de agrotóxico. O secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Araújo, falou sobre da agricultura familiar na Paraíba, destacando os avanços que essa atividade vem obtendo, e lembrou o trabalho de extensão rural que a Emater realiza junto às famílias.

Um ponto que ficou evidente nas discussões, inclusive por parte de integrantes da Associação dos Produtores Rurais da Mata da Chica, foi que a unidade e o trabalho coletivo de todos seus integrantes e parceiros permitiram avançar na conquista, seja no campo da agricultura familiar ou em outras áreas, como da saúde e da educação.