João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inclui agricultores familiares do Conde no PAA

sexta-feira, 26 de agosto de 2011 - 14:51 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

Agricultores familiares da Mata da Chica, no município do Conde

Um grupo de 35 agricultores familiares do município do Conde, no Litoral Sul, será beneficiado com a aquisição de produtos agrícolas pelo Programa de Aquisição Alimentar (PAA), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (SEDH), com recursos da ordem de R$ 185 mil.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (27), durante a realização do Dia Especial da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por intermédio da Emater, e com o apoio da Secretaria Executiva da Agricultura, prefeitura municipal e outros parceiros, como bancos oficiais, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Associação dos Produtores Rurais da Mata da Chica, onde ocorreu o evento.

O Dia Especial da Agricultura Familiar teve como objetivo a integração e a troca de experiência das famílias agricultoras, visando a melhoria da qualidade de vida e a busca da auto-estima dos integrantes dos grupos de trabalhos. Também estiveram presentes agricultores familiares de outras comunidades rurais do município.

O evento se prolongou por toda a tarde, com eventos culturais e palestras sobre a importância da produção agrícola sem a presença de agrotóxico. O secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Araújo, falou sobre da agricultura familiar na Paraíba, destacando os avanços que essa atividade vem obtendo, e lembrou o trabalho de extensão rural que a Emater realiza junto às famílias.

Um ponto que ficou evidente nas discussões, inclusive por parte de integrantes da Associação dos Produtores Rurais da Mata da Chica, foi que a unidade e o trabalho coletivo de todos seus integrantes e parceiros permitiram avançar na conquista, seja no campo da agricultura familiar ou em outras áreas, como da saúde e da educação.