João Pessoa
Feed de Notícias

Governo incentiva turismo pedagógico nas escolas da rede estadual

sexta-feira, 4 de outubro de 2013 - 18:11 - Fotos: 

Com o objetivo de adotar novas metodologias que garantam o aprendizado por parte dos alunos, o Governo do Estado, por meio da da 3ª Gerência Regional de Educação, está desenvolvendo o projeto ‘Turismo Pedagógico: uma relação entre a teoria e a prática no Ensino’ nas escolas estaduais de Campina Grande.

O Turismo Pedagógico surge como uma possibilidade de ir além do lazer e do entretenimento, oferecendo oportunidades para que professores e alunos cultivem uma postura aberta ao novo e promovendo mudanças nos métodos de ensino. A iniciativa foi idealizada pela professora Santana Gomes e pela turismóloga Rosy Marry Gomes a partir da necessidade de incluir novas formas de trabalho na construção do processo educacional dos alunos.

Além de trabalhar com os alunos toda a parte cultural do nosso Estado, o projeto ainda incentiva o uso das tecnologias no processo de aprendizagem”, explica Santana Gomes. De acordo com a professora, no site do projeto (http://viajando-e-aprendendo.webnode.com), os alunos relatam as experiências que viveram durante os passeios.

As viagens servem também para ajudar na compreensão do conteúdo. Ao olhar o mundo, identificá-lo e fazer relações com o seu momento presente, os alunos desenvolvem o respeito pela história, pela natureza e também pelos feitos do homem.

Escolas participantes – O Projeto ‘Turismo Pedagógico: uma relação entre a teoria e a prática no Ensino’ visa atender a todas as escolas estaduais de Campina Grande. Para tanto, está sendo realizado por bairros. As primeiras escolas participantes foram as do bairro de Bodocongó. Após a escolha da escola, uma das responsáveis pelo Projeto vai até a unidade para repassar os objetivos da viagem aos gestores, explicar o conteúdo do passeio e recolher a autorização dos pais dos alunos.

Viagens Realizadas – Nos meses de agosto e setembro deste ano, foram realizadas as primeiras viagens do Projeto Turismo Pedagógico. As excursões acontecem sempre no horário das aulas e durante a semana. Já participaram do projeto cinco escolas da cidade, tais como a Professor Itan Pereira; Ademar Veloso da Silveira; Reitor Edvaldo do Ó; Virginius da Gama Melo e  Carlos Drummond de Andrade. Cada escola tem direito a quatro viagens, atendendo assim, um número aproximado de 100 alunos. A próxima unidade escolar atendida será a Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes.