Fale Conosco

16 de julho de 2013

Governo incentiva produção de mel em São José dos Ramos



Apicultores na expectativa, prontos para uma nova fase da produção de mel, em São José dos Ramos, a 59 km de João Pessoa. Nesse fim-de-semana, foi concluída a Casa de Mel, que vai possibilitar o aumento da produção. Antes, manualmente, eram produzidas mil toneladas do produto a cada ano. Agora, a previsão é que esse número triplique.

Com a unidade de extração de mel, vamos profissionalizar o nosso trabalho e produzir ainda mais”, disse o apicultor, Robson Moreira, um dos beneficiados. Ele mora com a mulher e um filho de dois anos na zona rural da cidade. “Quero oferecer melhores condições de vida para a minha família e acredito que, agora, vou conseguir”.

Cerca de 20 famílias vão ser beneficiadas, inicialmente, com a unidade de extração de mel. Além da construção da casa, foram adquiridos quatro decantadores, centrífuga, mesa para coar o mel, peneira, vestimenta e 100 colmeias, com um investimento de R$ 75 mil, liberado pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar.

Com essa unidade, os apicultores de São José dos Ramos vão poder comercializar o mel com selo de qualidade”, explicou o gestor do Cooperar, Roberto Vital. “Dessa forma, a produção pode chegar aos supermercados, escolas e outros estabelecimentos, além de integrar programas sociais, como o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], atendendo a todos os requisitos necessários”, completou.

Para o apicultor Robson, esse é o objetivo das famílias produtoras de mel. Estruturar, cada vez mais, o trabalho local e contribuir para que a região consuma mais o produto. “Queremos ver o mel de São José dos Ramos ultrapassar as divisas do Estado”.