João Pessoa
Feed de Notícias

Governo incentiva agricultura familiar em Vieirópolis

terça-feira, 30 de agosto de 2016 - 11:17 - Fotos:  Secom-PB

A produção de hortaliças em escala comercial mesmo em pequenas áreas, com a assistência técnica da Emater, tem se constituído em uma iniciativa que garante renda para as famílias agricultoras. Um exemplo de sucesso acontece na Comunidade São Vicente, no município de Vieirópolis no Sertão, próximo à Sousa, onde em um hectare um grupo de três irmãos produz 1.500 quilos de hortifrutigranjeiros por semana, com irrigação por microaspersão.

Não somente no Sertão, mas em todos os municípios paraibanos, a Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater vinculada à Sedap, presta assistência técnica e acompanhamento continuado visando proporcionar oportunidade para que as famílias possam ter sua própria renda.

Na Comunidade São Vicente, os agricultores familiares Egnaldo de Oliveira, Eudes de Oliveira e José Ernesto de Oliveira produzem alface, coentro, espinafre, hortelã, salsa, berinjela, cebolinha, pimenta de cheiro, pimentão, couve-folha, tomate, quiabo, maxixe, maracujá, couve flor e feijão.

Segundo o coordenador regional da Emater em Sousa, Francisco de Assis Bernardino, o cultivo das hortaliças é realizado em um terreno oriundo de herança do pai dos agricultores envolvidos. Os agricultores utilizam água de poço tubular e amazona, sendo bombeada através de eletrobombas para cultivos no sistema Mandela e posteriormente distribuída para outras culturas em sistemas de microaspersão. No processo de produção, eles praticam, em modelos agroecológicos, buscando preservar o meio ambiente, zelando pela saúde dos consumidores.

A produção é comercializada em seis supermercados de Sousa, além de Vieirópolis em Uiraúna e até na cidade de Tenente Ananias no Rio Grande do Norte e também em comunidades rurais. Todo o trabalho na comunidade tem assessoramento dos extensionistas rurais Manoel Chagas de Oliveira e José Lopes Martins.