João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura UPS em Bayeux beneficiando mais de 16 mil moradores

terça-feira, 3 de junho de 2014 - 11:25 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado inaugurou, na noite dessa segunda-feira (2), a 15ª Unidade de Polícia Solidária da Paraíba. A UPS do bairro Mário Andreazza, instalada na cidade de Bayeux, passa a beneficiar diretamente mais de 16 mil moradores com o reforço na segurança local e o desenvolvimento de projetos sociais para crianças e adolescentes do município.

A unidade conta com um efetivo de 23 policiais, uma viatura e três motos para atender, durante 24 horas, as ocorrências dos bairros Mário Andreazza e Comercial Norte, com apoio de outras viaturas da 4ª Companhia Independente. O equipamento funciona na Rua Chico Mendes e possui alojamentos, refeitório e espaço para a comunidade desenvolver projetos sociais e reuniões comunitárias. Foram investidos, com recursos do Tesouro Estadual, mais de R$ 73 mil reais na reforma, equipamentos, armas e viaturas.

O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do equipamento na proximidade da polícia com a população e na política de abertura de diálogo de Unidades de Polícia Solidária promove. “São policiais que estarão no bairro permanentemente, profissionais treinados para praticar a polícia comunitária, para conhecerem e serem reconhecidos pela comunidade, com o objetivo de agregar e resgatar o valor da confiança nas relações entre polícia e moradores. Todas as experiências das 14 UPS inauguradas pelo Governo do Estado foram muito positivas e, nesses locais, as estatísticas constataram uma redução dos índices de criminalidade maior do que a meta estabelecida pro Estado, que é de 10%”, ressaltou o governador.

O prefeito da cidade de Bayeux, Expedito Pereira, agradeceu pela implantação da UPS no município. “Muito mais que uma obra de pedra e cal, a UPS significa muito para nossa cidade, principalmente para o bairro do Mário Andrezza que já foi uma localidade muito violenta e agora recebe este reforço da Polícia Militar para prevenir e, consequentemente, reduzir ainda mais a criminalidade”, externou o prefeito, ao garantir que a Guarda Municipal de Bayeux dará suporte nas atividades da Unidade de Polícia Solidária.

Representando o poder legislativo estadual, o deputado Hervázio Bezerra falou do benefício que a população passa a ter com a chegada da UPS. “Esta unidade traz uma assistência de qualidade no serviço de segurança para esta comunidade, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública”, avaliou.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, as Unidades de Polícia Solidária são fundamentais na política de ocupação de espaços. “Nós temos uma política de ocupação de espaço, com a compatibilização das Áreas Integradas de Segurança Pública, e a UPS de Bayeux vai ocupar o espaço nos bairros Mario Andreazza e Comercial Norte, onde a Polícia Militar vai ter mais facilidade de se comunicar com a população local e fazer um trabalho visando melhores resultados em relação aos índices de violência, a partir da presença permanente de um efetivo policial preparado para articular e atender ao cidadão dentro de uma filosofia de polícia solidária”, explicou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou o trabalho de aproximação com a comunidade que a UPS proporciona. “Temos buscado ao longo desta gestão trazer a Polícia Militar para mais perto do povo, gerando uma relação de confiança. Isso vem se concretizando graças ao apoio permanente do Governo, que já instalou 15 Unidades de Polícia Solidária dentro da filosofia da polícia solidária, levando, além de um reforço na segurança, projetos de inclusão social para os jovens das comunidades, o que estabelece uma prevenção aos crimes e cria uma parceria com os moradores”, avaliou.

Projetos Sociais – A Unidade de Polícia Solidária do Mario Andreazza vai ser comandada pelo tenente Thiago Carneiro e vai promover palestras educativas nas 15 escolas da região, duas vezes por mês, além da implantação de escolinhas de artes marciais, capoeira, oficinas de dança, teatro, pintura e artesanato. Nas datas comemorativas, os policiais militares vão buscar promover ações de cidadania e gincanas culturais para envolver os jovens e adultos dos dois bairros atendidos pela UPS.

UPS – A Paraíba conta com 15 Unidades de Polícia Solidária. São nove em João Pessoa (Mandacaru, Alto do Mateus, São José, Bola na Rede, Bela Vista, Jardim Planalto, Roger, Jaguaribe e Geisel), três em Campina Grande (Mutirão, Pedregal e José Pinheiro), uma em Guarabira (no bairro Nordeste I), uma em Cabedelo (Renascer II) e outra em Bayeux (Mário Andreazza).