João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura UPS do Jardim Planalto nesta sexta-feira

sexta-feira, 24 de agosto de 2012 - 16:20 - Fotos:  Secom-PB

O Governo do Estado inaugura nesta sexta-feira (24), às 17h, a Unidade de Polícia Solidária do Jardim Planalto, que vai atender todo complexo de Oitizeiro (Jardim Guaíba, Funcionários I e Baleado). Esta é a sexta UPS inaugurada em menos de dois anos.

A instalação da UPS no Jardim Planalto era uma antiga reivindicação dos moradores, que queriam a reativação de um posto policial existente no bairro. A unidade fica na rua radialista Geraldo Campos, próximo da feira de Oitizeiro, considerado local estratégico para inibir os assaltos na região, principalmente nos finais de semana, quando aumenta o fluxo de pessoas no mercado público.

Os policiais que vão atuar na UPS (que funcionará 24h) já trabalharão com as armas, coletes e viaturas novas que foram entregues recentemente pelo Governo do Estado. Além disso, os policiais foram capacitados pelo curso de promotor de polícia comunitária.

Para o coordenador estadual de Polícia Solidária, coronel Marcos Alexandre Sobreira, a chegada de uma Unidade de Polícia Solidária representa uma conquista para o bairro. “É importante porque o policial que atua na UPS manterá um contato direto com a comunidade. Com isso, ele vai buscando conquistar cada vez mais a relação de confiança com o cidadão, através de reuniões periódicas com as forças vivas da comunidade (líderes comunitários, comerciantes e moradores), com o objetivo de analisar, priorizar e resolver os problemas que afetam a comunidade”, destacou.

Capacitação – Frequentemente, os policiais que atuam nas UPS participam do curso de promotor de polícia comunitária, oferecido também para líderes comunitários, que passam a conhecer a nova filosofia de trabalho da Polícia Militar – com o policial mais perto das pessoas, de forma integrada com a comunidade e estimulando a participação social para resolver problemas comuns, antes que se tornem “casos de polícia”.

Em menos de um ano e meio, a Polícia Militar já capacitou 1.055 profissionais da área de segurança e líderes comunitários. Só este ano, já foram 644. A meta é capacitar 800 policiais até o final do ano.

Linha Solidária – Linha solidária é um serviço que a UPS disponibiliza para a comunidade entrar em contato com a polícia 24h, com um número que fala diretamente com os policiais da Unidade de Polícia Solidária do bairro. O serviço é um suporte para 190, ampliando o atendimento da polícia à população. Cada UPS possui um número da linha solidária:

 

UPS do Alto do Mateus: (083) 8679-2590

UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213

UPS da Bola na Rede: (083) 8716-7927

UPS do São José: (083) 8628-7040

UPS da Bela Vista: (083) 8797-2717

UPS Jardim Planalto: (083) 8835-1228