João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura Unidade Demonstrativa do Projeto Água Doce

quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 17:54 - Fotos:  Secom-PB

Mais de cem pessoas serão beneficiadas com a Unidade Demonstrativa do Projeto Água Doce, inaugurada nesta quarta-feira (5) pela manhã pelo Governo do Estado na Fazenda Tigre, na cidade de Sumé. O projeto, executado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), em parceira com o Governo Federal, transforma água salgada ou salobra em água doce por meio de dessalinizadores e promove geração de renda para a comunidade.

Este é o segundo complexo instalado pelo Programa Água Doce em 2012 na Paraíba – o primeiro foi inaugurado em fevereiro no município de cidade de Aroeiras – e a meta do Governo do Estado é de que até o final de 2014 outras 93 comunidades sejam beneficiadas com projetos de dessalinização.

“Estamos colocando água de qualidade que vem para dar vida à comunidade. Mas esta foi apenas mais uma etapa do nosso desafio. Ainda temos mais de 90 sistemas para preparar. Vamos manter o empenho para continuar oferecendo melhoria de vida para o povo paraibano”, afirmou o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira, lembrando que o Estado foi contemplado com R$ 14 milhões pelo Programa Água Doce, por meio de uma parceria com o Governo Federal.

Na opinião do secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Pedro Wilson Guimarães, o principal desafio do programa é oferecer oportunidades de geração de renda para as comunidades. “Além de matar a sede do povo, precisamos fazer com que o homem do campo tenha alternativas de trabalho. E isso acontece quando a água salobra é aproveitada para a criação de peixes e irrigação da erva-sal que vai se transformar em ração para os animais. Os produtos são vendidos e o dinheiro é dividido entre os trabalhadores”, explicou.

Instalado em 2009 na cidade de Amparo, o projeto ainda rende bons frutos. “Atualmente a associação de moradores tem R$ 3 mil no caixa e continua gerando renda com a criação dos peixes. Este programa é muito importante para toda região do cariri paraibano”, destacou o representante da Associação de Moradores da Fazenda Mata, Pedro Nogueira, que participou da solenidade de inauguração da unidade em Sumé.