Fale Conosco

18 de abril de 2013

Governo inaugura unidade de extração de mel em Baía da Traição



O governador Ricardo Coutinho inaugura nesta sexta-feira (19), Dia do Índio, às 10h, a unidade de extração de mel dos produtores de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba. Aproximadamente 20 famílias de sete aldeias indígenas serão beneficiadas diretamente com o empreendimento, orçado em aproximadamente R$ 82 mil, com financiamento do Projeto Cooperar.

“Esse é um momento muito aguardado por nós, produtores de mel de Baía da Traição, que estávamos acostumados a trabalhar apenas manualmente”, declarou o presidente da Associação Paraíba Mel, José Ronaldo Fernandes Chaves. “Agora, vamos produzir mel com mais qualidade, utilizando máquinas e equipamentos que vão dar mais credibilidade a nossa marca”, disse.

Até então, a associação produzia, anualmente, três toneladas de mel. A expectativa com a unidade de extração é que esta produção triplique. “Vamos começar a produzir logo, está todo mundo muito ansioso por essa nova fase de produção”, revelou o presidente. Segundo ele, com o dinheiro, liberado pelo Projeto Cooperar, foram comprados computadores, decantadores, centrífugas, vestimentas e outros equipamentos, além de 95 colmeias, totalizando 298 atualmente.

De acordo com o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital, serão beneficiadas com a unidade construída as aldeias São Miguel, Forte, São Francisco, Cumaru, Lagoa do Mato, Tracoeiras e Galego. “É importante dizer que os produtores também passaram por capacitações que vão auxiliar a administração do novo empreendimento. Acreditamos que, com o conhecimento obtido e a estrutura que eles têm agora, os resultados aparecerão rapidamente”, enfatizou.