João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura terceira delegacia este ano e garante segurança nos municípios

quinta-feira, 29 de setembro de 2011 - 19:11 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O Governo do Estado dá continuidade ao trabalho de recuperação e modernização das delegacias, no intuito de proporcionar segurança eficiente aos municípios paraibanos. Nesta quinta-feira (29), o governador Ricardo Coutinho inaugurou a delegacia municipal de Araçagi, que é a terceira entregue à população este ano, somando-se às delegacias regionais de Campina Grande e de Catolé do Rocha.

A obra de reforma e ampliação da delegacia de Araçagi custou R$118 mil – recursos próprios – e beneficiará uma população de 17 mil pessoas. A unidade, construída numa área de 128,07 m2, conta com recepção, gabinete do delegado, cartório, alojamentos, banheiros, celas, terraço, copa e estacionamento, além de rampas e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. A nova unidade também recebeu mobília e equipamentos novos, como computadores e impressoras.

O povo foi às ruas prestigiar a inauguração, que contou com as presenças do secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima; do delegado geral, Severiano Pedro; do comandante da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves; da deputada estadual Léa Toscano e dos prefeitos de Araçagi, Onildo Souza, de Serra da Raiz, Luiz Gonzaga, e de Alagoinha, Alcione Beltrão.

De acordo com o governador, o trabalho de recuperação das delegacias faz parte do processo de reaparelhamento e melhorias das condições de trabalho da polícia no Estado, com a disponibilização de viaturas novas, armamentos, coletes à prova de bala e ação da Manzuá Móvel em pontos estratégicos do Estado. “Hoje, Araçagi tem uma delegacia que oferece melhores condições de atendimento à população e de trabalho para os agentes e policiais”, disse.

Ricardo destacou o empenho das polícias Civil e Militar no combate à violência, mas pediu o apoio da sociedade na prevenção e recuperação dos usuários de drogas. Ele lembrou os avanços na área de segurança, citando como exemplo a redução das taxas de homicídios em várias regiões do Estado e o sucesso de operações como a “Laços de Sangue”, que prendeu esta semana 15 acusados de assassinar mais de 90 pessoas. “Estamos reduzindo as taxas de homicídios em várias regiões. Havia um colchão de conforto no qual os homicídios cresciam em média de 25% ao ano. Este ano, tivemos queda nesse índice”.

Vertentes Litorâneas – O governador Ricardo Coutinho também classificou o projeto de transposição das águas de Acauã para Araçagi como a grande redenção para resolver o problema do abastecimento de água nos municípios de Araçagi, Itapororoca, Mamanguape e Rio Tinto. Ele explicou que, além do consumo humano, a obra vai possibilitar a irrigação de 16 mil hectares de terras, estimulando a agricultura familiar e a pecuária. Os investimentos para a construção do canal são de quase R$ 1 bilhão.

Creche – Ricardo também garantiu ao prefeito de Araçagi, Onildo Souza Câmara, a cessão de um prédio do Estado na comunidade da Agrovila Tainha, onde a prefeitura construirá uma creche. A reivindicação foi feita pelo prefeito e vereadores do município. “Queremos ver o projeto da prefeitura para que possamos realizar a cessão. Não desejamos concorrer com as prefeituras, mas tê-las como aliadas nesse desafio de desenvolver o Estado”, finalizou.

Redução da criminalidade – O secretário de Segurança do Estado, Claudio Lima, destacou o empenho das polícias na região de Mamanguape, que registraram queda no número de homicídio em relação ao mesmo período do ano passado. “Este ano, Mamanguape registrou 16 homicídios, o que representa quase a metade dos casos ocorridos no mesmo período de 2010”.

Claudio Lima disse que a nova delegacia substitui uma antiga, onde nem sequer havia celas, com um espaço confortável para o atendimento à população e condições adequadas para as polícias. “A inauguração de cada uma dessas delegacias é muito gratificante, diante das dificuldades. Mas estamos avançando e, nas próximas semanas, vamos inaugurar outras delegacias em Sousa e Passagem”, adiantou.