Fale Conosco

9 de junho de 2012

Governo inaugura quinta Unidade de Polícia Solidária em João Pessoa



inaugura+º+úo do  UPS Bela vista fotos Edvaldo Malaquias secom pb1 (5)O governador do Estado Ricardo Coutinho inaugurou no final da manhã deste sábado (9), uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) na Comunidade Bela Vista, Bairro do Cristo, em João Pessoa. Esta é a quinta UPS instalada na Capital, beneficiando direta e indiretamente mais de 40 mil pessoas do bairro e comunidades circunvizinhas.

Assim como acontece nos bairros Alto do Mateus, Mandacaru, Bola na Rede e São José, a UPS de Bela Vista tem como filosofia aproximar a polícia da população, visando à identificação e resolução mais rápida dos problemas da comunidade, tornando-a grande aliada no combate à violência.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho reafirmou o compromisso do Estado de ocupar as áreas com maiores índices de criminalidade. “Nós apostamos nessa filosofia para a redução da violência e nos bairros onde já existem UPS alcançamos reduções significativas dos índices criminais. Essa comunidade, a partir de agora, passa a ter a presença efetiva da polícia, ajudando a estabelecer uma cultura de paz”, afirmou Ricardo Coutinho.

Redução de homicídios – No geral, os bairros contemplados com UPS tiveram redução de 20% no número de homicídios, de janeiro a maio de 2012, em relação ao mesmo período de 2011. A maior queda foi registrada no bairro Alto do Mateus, com uma diminuição de 67% no número de homicídios. O bairro São José obteve uma redução de 46% dos assassinatos nesse período.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, apresentou à comunidade o comandante da UPS, 1º tenente da
PM Heráclio, e pediu engajamento da população no processo de construção da paz social.

“Nós queremos a população cada vez mais próxima da polícia, pois entendemos que segurança é responsabilidade de todos. É preciso que nós nos demos as mãos para juntos vencermos os desafios da segurança e construir uma Paraíba Unida pela Paz”, afirmou.

A dona de casa e artesã Nazaré Justino acompanhou a solenidade e comemorou a instalação da UPS. “Nós estávamosinaugura+º+úo do  UPS Bela vista fotos Edvaldo Malaquias secom pb1 (3) precisando dessa unidade para nos ajudar, pois a violência é grande na comunidade. Agora, a gente vai se sentir mais seguro, por isso, só temos a agradecer”, relatou.

Para a inauguração da sede foram investidos R$ 70 mil na reforma do prédio e R$ 490 mil na aquisição de um transanimal, veículo moderno utilizado para o transporte de equinos.

Funcionamento – A Unidade de Polícia Solidária de Bela Vista foi instalada na Rua Fernando da Cunha Lima, s/n, e funciona 24 horas. Para isso, foram disponibilizados 30 policiais militares que vão atuar nas modalidades de policiamento montado e radiopatrulhamento.

O diferencial da UPS de Bela Vista é a atuação do Regimento de Polícia Montada Coronel Calixto, sendo a primeira unidade a contar com a presença da Cavalaria. No local, também passam a funcionar os setores de Planejamento e Comunicação do Regimento de Polícia Montada.

De acordo com o comandante do Regimento, coronel José de Anchieta, o uso de cavalos no patrulhamento é um fator agregador e facilita a aproximação da comunidade. “O cavalo é um animal que chama a atenção da população. Isso nos ajudar a estabelecer uma relação de proximidade muito maior com a comunidade”, destacou o comandante.

Homenagens – Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho foi homenageado com a comenda Nobre Amigo, concedida pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Calixto. Também receberam placas de agradecimento o secretário Cláudio Lima, e o comandante Geral da PM, coronel Euller Chaves, pelos serviços prestados à comunidade.

“Este é um momento histórico para a segurança pública da Paraíba. Com ações como essas aumentamos a confiança da população na polícia, a partir de um referencial de Estado que se preocupa e cuida das pessoas. Os resultados estão acontecendo e a comunidade Bela Vista está de parabéns”, avaliou o comandante Euller Chaves.

Também prestigiaram a solenidade o delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro do Nascimento Filho, o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Denis da Silva, o deputado João Gonçalves, líderes comunitários, entre outras autoridades.