Fale Conosco

24 de maio de 2013

Governo inaugura posto de coleta de leite no Hospital Regional de Pombal



Posto de coleta leite materno Pombal Ricardo Puppe 6 270x192 - Governo inaugura posto de coleta de leite no Hospital Regional de PombalCom o objetivo de reduzir a mortalidade infantil no Estado e melhorar a assistência aos recém-nascidos, o Governo do Estado inaugurou, nessa quinta-feira (23), o Posto de Coleta de Leite Humano Berenice Alencar de Sousa, localizado no Hospital Regional de Pombal Senador Ruy Carneiro. A solenidade, que aconteceu na unidade de saúde, faz parte das atividades da 1ª Semana Estadual de Doação de Leite Materno, iniciada na segunda-feira (20), em João Pessoa, e em várias cidades do Estado.

O posto de coleta funciona no próprio hospital, além disso, toda equipe foi capacitada para atender às mães e os bebês. O serviço tem a responsabilidade de prestar assistência às parturientes na maternidade com incentivo da amamentação, além de estimular a doação do leite materno excedente. O serviço vai atender, por mês, aproximadamente 200 mães. Serão coletados, em média, de 40 a 50 litros de leite que vão beneficiar 400 crianças. Oito municípios pertencentes a 13ª Região Geoadministrativa serão contemplados com o serviço: Pombal, Cajazeirinhas, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Paulista, Vista Serrana, Lagoa e Condado.

O nome do Posto de Coleta de Leite Materno é uma homenagem a Berenice Alencar de Sousa, parteira pioneira na região e que durante muitos anos prestou serviço à população nos hospitais Sinhá Carneiro, Regional de Patos e Pombal, além de dar assistência na casa dos pacientes. Berenice, que faleceu em 2004, foi representada pela filha, Valquíria Alencar.

Para a diretora do Hospital, Ramaiama Kévia, a inauguração do posto significa uma conquista para a população, especialmente para os bebês da região. “Esse é um gesto carinhoso e um cuidado especial com as nossas crianças, pois o leite materno é o alimento mais completo e sadio para o bebê, pois serve como vacina para a criança, além de proporcionar uma melhor recuperação para a mãe após o parto”, destacou a diretora. Ela disse ainda que, antigamente, as crianças eram transferidas para Patos, já que na região não existia o serviço, mas com a inauguração do posto isso não vai acontecer mais, pois os filhos da região terão o leite materno necessário para o seu desenvolvimento.Posto de coleta leite materno Pombal Ricardo Puppe 7 270x235 - Governo inaugura posto de coleta de leite no Hospital Regional de Pombal

A diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, afirmou que o serviço é fruto da parceria entre o município e o Governo do Estado e que essa é mais uma meta alcançada pelo Governo para diminuir a mortalidade infantil.

Para Kênia Simões, mãe da pequena Eloíse, com apenas três dias de nascida, o serviço vai ser de grande utilidade para as mães, especialmente para aquelas que não podem amamentar os filhos. Já Sandra Alves da Penha, mãe de Paloma com dois dias de nascida, o posto representa uma ajuda importante para o crescimento e o fortalecimento dos bebês da região.

Além de atender às mães no local, a equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicólogo, pediatra e enfermeira também disponibiliza a rota domiciliar, ou seja, a mãe solicita a visita da equipe e prontamente os profissionais vão até a casa para coletar o leite doado.

O material coletado em Pombal vai ser levado para o Banco de leite Drª Vilani Kerhle, em Patos, onde será processado e feito o controle de qualidade, que garante que o leite não tenha nenhum tipo de contaminação. Após a pasteurização, o leite materno doado vai ser destinado tanto para os bebês nascidos na maternidade em Pombal, quanto para recém-nascidos internos nas unidades de terapia intensiva neonatal de outras maternidades no Estado.

O serviço funciona no Hospital Regional, no Centro da cidade de Pombal. Interessadas em participar das doações podem ligar para o hospital pelos telefones: (083) 3431-2149/ 3434-3371. Também participaram da inauguração, a Prefeita da cidade, Poliana Dutra, o padre Enaldo José, além de outras autoridades.

Posto de coleta leite materno Pombal Ricardo Puppe 8 270x192 - Governo inaugura posto de coleta de leite no Hospital Regional de PombalProgramação – A 1ª Semana Estadual de Doação de Leite Materno incluiu visitas às unidades de saúde para sensibilizar os profissionais sobre a importância do aleitamento materno. Ainda foram disponibilizados cursos e capacitações para os funcionários sobre aleitamento materno, ordenha e armazenamento; vídeo-palestras; dinâmicas relacionadas à doação com as mães; point da doação de leite; panfletagens; homenagens às mães; palestras; atividades culturais e distribuição de brindes.

O encerramento da campanha, em João Pessoa, acontece nesta sexta-feira (24), no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), quando 30 doadoras de leite serão homenageadas.