Fale Conosco

21 de agosto de 2013

Governo inaugura Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública em Princesa Isabel



Os moradores das cidades de Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares e Manaíra, no Sertão paraibano, terão assistência jurídica gratuita no Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública José Cazuza de Lima, em Princesa Isabel. O local será oficialmente entregue nesta quinta-feira (22), às 10h, na solenidade presidida pelo defensor público geral do Estado, Vanildo Oliveira Brito.

Até agora, os serviços da Defensoria eram oferecidos em uma sala pequena do Fórum de Princesa Isabel. Atendendo a uma necessidade antiga de melhorar a estrutura da Defensoria Pública naquela região, o defensor geral Vanildo Brito determinou a locação de um prédio que foi totalmente preparado para abrigar recepção, triagem e salas de atendimentos dos defensores e estagiários. Todos os ambientes estão mobiliados e informatizados.

De acordo com a defensora pública titular da Comarca, Wilma Marques Lima e Rosas, agora a Defensoria tem condições de receber em ambientes confortáveis a demanda de 25 a 30 pessoas por dia. “Quem procura assistência jurídica gratuita são os necessitados, os carentes na forma da Lei, que vão se sentir mais acolhidos já que teremos um local digno para recebê-los. Muitas vezes, a gente precisava de um ambiente fechado para promover uma audiência de conciliação, por exemplo, e não tínhamos. Agora a situação mudou”, disse a defensora.

Pelo menos 70% dos que procuram a Defensoria Pública em Princesa Isabel são para acionar a Justiça em ações de divórcio, alimentos, guarda de filhos e tutela. Além das ações nas Varas de Família e Cível, a equipe atua também na assistência jurídica aos detentos. Os moradores serão atendidos pela defensora pública titular da Comarca, Wilma Marques, o defensor Alessandro Trigueiro, cinco estagiários do curso de Direito, secretária e auxiliar.

O Núcleo recebeu o nome do defensor José Cazuza de Lima em uma homenagem ao profissional que faleceu há três anos e atuou praticamente a vida inteira na defesa dos direitos dos mais necessitados na região de Princesa. A solenidade vai contar com as presenças do prefeito Domingos Sávio, representantes do Governo do Estado, Tribunal de Justiça da Paraíba, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores das quatro cidades. O Núcleo fica na Rua São Roque, s/n, Bairro Maia, em frente ao Fórum Antônio Nominando Diniz.